A equipe comercial é uma das áreas mais importantes de uma empresa por realizar as vendas dos serviços ou produtos que a organização desenvolve. Além disso, a equipe comercial também pode realizar análises referentes à concorrência, ao mercado e também quais são os interesses do seu público-alvo como uma forma eficaz para alavancar as vendas que tem relação direta com a lucratividade da empresa.

Com tamanha responsabilidade, é mais do que necessário manter a equipe comercial sempre motivada, pois a eficácia das suas funções passa a ter resultados diretos dentro da empresa e é justamente desse setor que as mais variadas empresas passam a depender. Mas ocorre que nem todos os gestores comerciais conseguem manter a sua equipe motivada e disposta a lutar pelos objetivos da empresa, sendo que isso ocorre pelos mais variados motivos.

A motivação e a rotina do Setor Comercial

No setor comercial é muito comum que as equipes de profissionais sintam-se sobrecarregadas com as metas desafiadoras que todo mês precisam ser atingidas. Mas a falta de motivação e o fato de caírem sempre na mesma rotina podem acabar prejudicando o andamento do setor como um todo, sendo que quase sempre as metas e objetivos começam a ficar cada vez mais longe da realidade da organização, podendo ser altamente prejudicada por conta disso.

É mais do que comum encontrar gestores comerciais que acreditam na motivação como algo rotineiro. Mas, antes de qualquer iniciativa, há necessidade de se entender que a rotina e a motivação são fatos distintos e que ambas devem ser trabalhadas de forma individual. Entenda como rotina aquele processo que ocorre todos os dias, como ligar o computador, checar os dados e as tarefas que devem ser feitas.

A motivação vai além disso. Ela é que faz o funcionário buscar todos os dias pelo resultado positivo que possa ajudar seu setor a se sobressair, portanto, é ela que precisa ser trabalhada com mais eficácia.

Motivando a sua Equipe Comercial

Trabalhar a motivação de sua equipe comercial deve ser visto como um processo delicado que irá influenciar diretamente nos resultados do setor. Por isso que a motivação deve ser trabalhada de maneira individual, pois nem sempre o que estimula ou motiva uma pessoa terá o mesmo resultado em outra. Com isso, cabe à empresa ter um gestor comercial que realize um acompanhamento e uma orientação individual para identificar o que estimula cada profissional.

Uma ideia interessante é o gestor realizar uma espécie de “entrevista” com os profissionais do setor como uma forma de descobrir quais são suas fontes de motivação e o que os estimula de forma diária, para que a empresa invista como forma de ajudá-los a obter resultados no setor. Imaginar que os melhores estímulos estão baseados apenas na recompensa financeira é um equívoco, pois nem sempre o funcionário busca apenas pela melhoria de remuneração.

Ao identificar as fontes de motivação de cada profissional da equipe comercial, é mais fácil garantir as recompensas e estímulos para o setor atingir as metas e objetivos da empresa. Um detalhe interessante é começar a trabalhar o princípio dos três R’s no setor comercial, que se baseia em Regras, Reconhecimentos e Resultados. Quando a empresa passa a investir nessas três temáticas é bem mais fácil conseguir obter os resultados que deseja.

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