A transformação digital ou digital transformation em inglês, é baseada na mudança cultural das pessoas e organizações para adaptações de multi tecnologias que impactam diretamente nos resultados. Ela traz velocidade no acesso e entendimento dos dados e informações para tomadas de decisões estratégicas.

Transformação digital nas vendas

Não há mais dúvidas de que a evolução tecnológica e o acesso à informação mudaram a forma como consumimos, nos relacionamos e comunicamos. Se por um lado nós, enquanto clientes, compramos de forma diferente hoje, por outro, quem vende também precisa mudar a forma como faz a sua atividade.

De bens de consumo a grandes soluções corporativas, quem está na ponta já percebeu que o modelo está mudando (e para melhor!) e, para continuar vivo no mercado, é necessário conhecer as novas características desse consumidor e do modelo de negócios.

Neste novo modelo é onde se insere a transformação digital (digital transformation) das empresas. Um conceito já muito forte no exterior e que está ganhando cada vez mais espaço por aqui. Uma mudança que não tem mais volta.

A transformação digital de um negócio consiste na mudança estrutural dele, onde se dá um papel essencial para a tecnologia. Esta, por sua vez, tem grande importância na automação de atividades operacionais, compilação de dados, geração de insights a partir das informações geradas, previsibilidade de receita e muito mais.

O que é transformação digital nas vendas?

Quando falamos em processo comercial, a transformação digital vem trazer muito mais poder e conhecimento ao time de vendas. Uma vez que os clientes têm mais acesso à informação, preço dos concorrentes, diferenciais de cada um etc, o bom vendedor não é mais aquele que tenta “forçar” uma venda, mas aquele que atua como um consultor.

Dessa maneira, ele não precisa entender somente de produto, ele precisa conhecer e muito bem o seu público. Identificar as dores do cliente e saber quais os benefícios que este procura para, então, apresentar um produto que vai de fato sanar a necessidade dele. Não somente saber qual o melhor produto para o momento, mas também se preocupar com o engajamento do cliente e a experiência que ele terá durante a compra e o uso do produto ou serviço

Transformacao-digital-funil A era da transformação digital nas vendasSeria quase impossível um vendedor ter esse tipo de conhecimento tão profundo de todos os clientes por conta própria, por isso a tecnologia vem dar esse poder a ele. O poder ter acesso ao histórico de relacionamento com o cliente, suas preferências, hábitos de consumo, momento da jornada de compra e muito mais.

Como começar a transformação digital no time de vendas?

Ainda vemos muitos vendedores com a mentalidade de que “do jeito antigo é melhor” ou “em time que está ganhando não se mexe”. Bom, podemos dizer que esse é o primeiro desafio da transformação digital, a mudança cultural dos colaboradores e da empresa como um todo.

Um dos grandes pontos da transformação digital é que ela não atinge somente o time de vendas, mas todos os envolvidos no processo, como marketing, logística e pós-vendas. Por isso é importante trazer todos esses colaboradores para perto para eles estarem cientes do seu envolvimento e responsabilidade na mudança.

Se o time de vendas usará a tecnologia como grande aliada, todos os outros deverão usar também. É fundamental que todos entendam que a tecnologia é um meio e não o fim, dessa maneira, ela só trará todos os resultados esperados se as equipes souberem como utilizar e de fato usarem.

As principais características da transformação digital no processo comercial

Mudança de mindset: Como dito anteriormente, o primeiro passo (e diria um dos maiores desafios) é a mudança cultural corporativa. Por isso, é fundamental o treinamento, acompanhamento da mudança e o exemplo da liderança. A transformação cultural pode ocorrer de duas formar:

  1. Repetição: Siga o mestre! O líder, no caso o gestor comercial, deve intensificar os treinamentos comportamentais, técnicos e processuais de sua equipe, enfatizando a importância do cumprimento de forma cartesiana de cada um deles. É como se fosse treinar para uma competição. O atleta estuda táticas, estratégias, executa insanamente os exercícios durante 6 à 9 horas por dia para que assim, no dia de sua competição esteja realmente preparado.O líder tem papel fundamental, pois é ele que coloca o ritmo para sua equipe alcançar as metas.
  2. Extermínio: Pense em países que possuem uma cultura forte, onde pessoas são responsáveis pelos seus atos e pagam um alto preço para uma excelente formação humana e tecnológica. Muito provavelmente foram países que passaram por guerras, onde houve uma limpeza natural e que forçou a união entre pessoas para a construção de uma nova cultura. Infelizmente algumas vezes precisaremos adotar esta mesma decisão em nossas empresas e demitir aqueles que são parte do problema e não querem de fato uma mudança significativa.

Foco na satisfação do cliente: O consumidor busca uma experiência de compra única e, quem puder fazê-lo, irá ganhar e fidelizar esse cliente. Como falei na introdução, não somente o momento da compra em si é importante, mas todo o tempo que o cliente permanecer com a empresa.

O vendedor precisa se tornar responsável também pela satisfação do cliente com o produto ou serviço, pois se ele vende mal, no sentido de criar expectativas erradas, esse cliente irá se frustrar e taxa de retenção da empresa irá cair.

Temos um ditado por aqui – Venda certo para um cliente e continuará vendendo para ele por um bom tempo. Mas se vender errado, fará isto apenas 1 vez!

Todos os colaboradores precisam estar envolvidos na satisfação do cliente e trabalhar para que ele continua engajado com o seu produto ou serviço. Não é à toa que está surgindo uma nova onda dentro das empresas, o departamento de Customer Success (Sucesso do Cliente). Ele não tem a missão de ser um pós vendas, mas sim de fazer literalmente o cliente obter sucesso com seu produto ou serviço a ponto de gerar mais receita ou reduzir custos / tempo.

Análises baseadas em dados e não somente no feeling: Um dos benefícios da adoção da tecnologia é a possibilidade de se analisar um grande volume de dados e desenhar planos de ação baseados neles. Sim, a experiência e o feeling continuam sendo importantes, mas não podem ser os fatores com maior peso em uma decisão.

A grande evolução para as empresas e seus times de vendas é poder transformar qualquer informação em insights e tendências. É fundamental que o gestor comercial e cada colaborador seja capaz de ler os dados que são gerados pelo time e transformá-los em ações. Por exemplo, ser capaz de olhar a taxa de aproveitamento do time, volume de contatos feitos e histórico de performance e saber qual a melhor estratégia ou o que atacar primeiro.

Gestão de time: O gestor comercial não pode mais se preocupar e cobrar apenas o atingimento das metas em si, mesmo porque meta não se cobra pois ela é o efeito, o que é cobrado é o plano de ação. O papel dele agora envolve o acompanhamento e treinamento constante do time, preocupando-se com o desenvolvimento e melhora de cada colaborador. O atingimento de meta será uma consequência de todo trabalho feito anteriormente.

A transformação digital traz grandes mudanças ao time de vendas e à empresa como um todo, mas será fundamental para atender os clientes e continuar competitivo no mercado. O consumidor busca por mudanças, mesmo que de forma inconsciente, assim, quanto antes você puder atendê-lo, maior será a chance de fidelizá-lo e crescer frente aos concorrentes.

Benefícios da transformação digital

Não precisamos explicar mais que as mudanças que estão acontecendo com o mercado não terá mais volta. Algumas empresas ainda permanecerão com seus modelos de negócios tradicionais, como pequenos comércios ou varejos convencionais. Mas é fato que, a velocidade com que estamos produzindo informações é impossível acompanhar com práticas manuais.

À baixo listamos no nosso ver 5 benefícios que a transformação digital trará para seu negócio:

1. Capacidade de capilarização digital – Estar em diversos lugares ao mesmo tempo
2. Decisões mais assertivas
3. Criação de novos perfis profissionais que antes não existiam
4. Competitividade e integração dos times internos
5. Olhar para a inovação e solução de problemas

Uma das áreas que necessita com urgência da transformação digital, é a de vendas. Ainda estamos moldados à uma cultura de tirar pedidos e esperamos que o cliente venha até nós. Assim, não geramos oportunidades nem muito menos fazemos a gestão das que temos em nossas mãos.

Funil-de-Vendas-CRM A era da transformação digital nas vendas

O uso de um CRM com foco na geração de resultados e processo de vendas (Funil de Vendas) é inevitável para o crescimento dos resultados. Ele proporcionará para o time de vendas e o líder, identificar onde cada oportunidade está e o que é necessário executar para dar continuidade e fechar mais e melhores negócios. Assim as informações do CRM ao serem utilizadas para mudança de comportamento do vendedor, passarão a gerar conhecimento suficiente para ter em mãos o poder de ação.

funil-de-vendas A era da transformação digital nas vendas
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
A era da transformação digital nas vendas
5 (100%) 1 vote