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Sabia que você pode está perdendo dinheiro simplesmente por não oferecer um canal de venda adicional à sua empresa?

A estratégia omnichannel permite-lhe abordar os seus clientes através de todos os canais possíveis, incluindo o online e o offline.

Neste artigo, explicamos o que é estratégia omnichannel, quais as vantagens associadas, exemplos práticos e como implementá-la na sua empresa!

O que é omnichannel?

A estratégia omnichannel é um conceito que está na moda nas empresas modernas. Corresponde ao uso de vários canais para se comunicar e atender a clientes, assim como para o envio ou recebimento de informação.

Estes canais podem incluir o online (loja virtual, redes sociais), o offline (lojas físicas, publicidade em estações de rádio) e ainda os meios digitais móveis (aplicativos, sites responsivos).

A estratégia omnichannel está diretamente relacionada com a experiência do cliente. Esta estratégia permite que o seu negócio ofereça um serviço consistente, contínuo e integrado através de todos os meios e canais, independentemente da forma como estes clientes estão acessando as informações.

Quais são as vantagens associadas à estratégia omnichannel?

A estratégia omnichannel tem muitas vantagens para o seu negócio. Algumas destas vantagens estão relacionadas com a capacidade de estender a componente digital para oferecer um serviço mais personalizado, mas também estão associadas ao fato de que esta estratégia permite maior visibilidade e alcance dos seus serviços para uma base de clientes mais ampla.

Outra vantagem da estratégia omnichannel é o fato desta estratégia permitir que as empresas obtenham dados mais estruturados e precisos sobre o comportamento dos seus clientes. Esta informação é extremamente importante para a tomada de decisões estratégicas.

Exemplos de estratégia omnichannel

Quer aumentar as vendas do seu negócio? Então, você precisa conhecer a estratégia omnichannel! Trata-se de uma estratégia que une todos os canais de comunicação e interação com o consumidor em um só lugar.

Isso significa que o consumidor pode comprar produtos ou serviços de várias formas: pelo telefone, pelo site, pelo chat, etc. Essa estratégia traz inúmeras vantagens para o seu negócio.

Existem diversas empresas que estão usando esta estratégia com sucesso. Vejamos agora alguns bons exemplos de Omnichannel:

Amazon

Um dos melhores exemplos é a Amazon, que oferece uma gama completa de serviços tanto em lojas físicas como online. A empresa ainda oferece outros canais como aplicativos móveis, chats bots, redes sociais, enquetes regulares, propagandas em rádio e Tv.

O Prime vídeo, plataforma de Streaming da empresa, também serve como canal onde os clientes podem fazer sugestões e receber descontos da loja virtual como cupons de descontos e frete grátis.

Apple

Outro exemplo é a estratégia omnichannel da Apple. A Apple tem estado à frente do jogo na área de estratégia omnichannel, oferecendo serviços nos seus dispositivos móveis, bem como em estações de trabalho e serviços online.

A Apple investe pesado em canais que aproximam os clientes, para isso, está em constante processo de inovação, um bom exemplo, é a sua nova plataforma de metaverso que deve proporcionar aos clientes, um ambiente extra para compras e tirar dúvidas.

O MacDonal’s

O McDonald’s também é um bom exemplo de estratégia omnichannel. Esta estratégia está aumentando continuamente as vendas da empresa, oferecendo serviços tanto em lojas físicas como em seu site e aplicativos para dispositivos móveis.

A empresa também oferece jogos interativos em seu site e quizzes premiados nas suas redes sociais.

Passo a passo para implementar estratégia omnichannel na sua empresa

Para implementar a estratégia de Omnichannel na sua empresa é bem fácil e simples, basta seguir o passo a passo abaixo:

1. Estabeleça objetivos claros

Antes de tudo, é importante estar ciente dos objetivos que a estratégia omnichannel pode oferecer para o seu negócio. Estabeleça quais as metas que está a tentar obter com esta estratégia e trace um plano estratégico para os alcançar.

2. Escolha os canais certos

Defina quais são os canais que melhor se adequam ao seu negócio e que vão permitir maior alcance dos serviços oferecidos.

3. Integre estes canais

É importante garantir que estes meios estão bem integrados e estão a oferecer uma experiência consistente ao cliente, independentemente do canal usado para acessar os serviços.

4. Crie estratégias de marketing

Com esta estratégia implementada, é importante criar estratégias de marketing específicas para cada canal usado. Estas estratégias podem incluir desde anúncios em rádio e Tv, até estratégias de marketing digital.

5. Monte um time dedicado

Esta estratégia exige a criação de uma equipa especializada para garantir que estes canais estão bem estruturados e estão a ser usados da melhor forma.

6. Monitore os resultados

Esta estratégia é extremamente importante para garantir que o seu negócio obtenha o melhor retorno possível da estratégia omnichannel. Por isso, não esqueça de monitorar todas as ações e estratégias de marketing que estão sendo implementadas e que estão gerando os resultados esperados.

7. Não esqueça de investir no pós-vendas

Esta é uma etapa importante, não basta apenas atrair e conectar os seus clientes, é necessário também, investir em uma ótima ação de pós vendas.

O pós-vendas é importante para a estratégia de omnichannel pois, permite que a empresa estabeleça uma relação mais profunda com o seu cliente e crie laços mais fortes.

Seguindo estes estes passos, você está pronto para implementar estrategicamente a estratégia omnichannel no seu negócio. Isto vai permitir que a sua empresa ofereça melhores serviços aos seus clientes, com maior visibilidade e alcance.

Além disso, esta estratégia permite obter dados estruturados sobre o comportamento dos seus clientes que serão fundamentais para estratégias futuras. A estratégia omnichannel pode fazer a diferença na sua empresa e trazer resultados extraordinários!

Conclusão

A estratégia Omnichannel não é uma tendência passageira, é uma estratégia estruturada que apresenta vantagens para o seu negócio.

Seguindo estes passos de implementação e criando estratégias de marketing bem estruturadas, você pode estar certo de que esta estratégia está a trabalhar em seu favor.

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Thiago Pirinelli

Thiago Pirinelli, especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B. É Sócio fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador do Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app. Co-Autor do livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender. Há 12 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 2000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™.  Responsável por apoiar com o Método e CRM uma movimentação de mais de 5 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2022. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma e produtos digitais.