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A gestão de compras é um processo importante para qualquer empresa. 

É através da gestão de compras que a empresa consegue organizar e gerenciar as compras realizadas.

Uma boa gestão de compras é uma tarefa que pode ser complexa, pois envolve diversos aspectos.

Como o planejamento das compras, a aquisição dos produtos, o armazenamento e a distribuição.

Neste artigo, vamos explicar o que é a gestão de compras e mostrar como você pode implementá-la na sua empresa. 

Uma gestão de compras otimizada auxilia a ter sucesso nas vendas

Acompanhe!

O que é a gestão de compras?

A gestão de compras é um conjunto de processos que envolvem o planejamento, a aquisição, o armazenamento e a distribuição de produtos. 

É uma área importante da empresa, pois através dela é possível otimizar os custos, garantir a qualidade dos produtos e aumentar a eficiência da produção.

Qual o objetivo da gestão de compras?

O objetivo da gestão de compras é assegurar que os produtos necessários para a produção e/ou venda sejam adquiridos de forma eficiente e com o melhor custo-benefício possível.

Tudo para buscar atrair clientes e vender todos os dias.

Para isso, é importante um bom planejamento das compras, bem como um controle eficiente dos processos.

Qual a importância da gestão de compras em uma empresa?

A gestão de compras é importante para uma empresa porque permite otimizar os custos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços adquiridos e garantir a entrega no prazo.

Além disso, a gestão de compras também auxilia na tomada de decisões estratégicas, como a escolha dos fornecedores.

Para que a gestão de compras seja eficiente, é importante que haja um planejamento prévio das compras, bem como uma boa organização e controle dos processos.

O setor de varejo, por exemplo,  é um dos que mais se beneficia com a gestão de compras, pois é constantemente necessário adquirir novos produtos para reposição das mercadorias.

A gestão de compras nesse caso permite realizar uma análise detalhada dos produtos e fornecedores, para escolher aqueles que melhor atendem às necessidades da loja.

Outro setor que também se beneficia com a gestão de compras é o de serviços. 

É cada vez mais comum que as empresas contratem fornecedores de serviços para a realização de tarefas específicas, como manutenção, treinamento, consultoria, entre outros.

A gestão de compras nesse caso permite comparar os preços e as condições oferecidas pelos fornecedores, para escolher aquele que melhor atende às necessidades da empresa.

Como organizar a gestão de compras?

Organizar a gestão de compras da sua empresa pode parecer uma tarefa muito complicada, mas há algumas maneiras simples de fazer isso. 

Aqui estão algumas dicas:

Identifique os responsáveis por cada etapa do processo de compras. Isso inclui o identificar quem irá solicitar orçamentos, fazer a análise de preços, negociar com os fornecedores e realizar a compra final.

Determine o papel de cada funcionário na gestão de compras. Cada pessoa envolvida no processo deve saber quais são as suas responsabilidades.

Estabeleça um orçamento para as compras da empresa. Isso irá ajudar a controlar os custos e evitar que sejam feitas compras desnecessárias.

Crie um processo de aprovação para as compras. Todas as compras devem ser aprovadas por um funcionário responsável antes de serem realizadas.

Seguindo essas dicas, você poderá organizar a gestão de compras da sua empresa de maneira eficiente. 

Com um processo bem organizado, você terá mais controle sobre os custos da empresa e evitará que compras desnecessárias sejam realizadas.

E para aprimorar ainda mais esse processo, vale considerar um software de gestão de vendas.

Quais são os processos de compras?

Os processos de compras incluem a solicitação de orçamentos, a análise de preços, a negociação com os fornecedores e a realização da compra final. 

Cada um desses processos é importante para garantir que as compras da empresa sejam efetuadas de maneira correta e que os custos sejam controlados.

Solicitar orçamentos é o primeiro passo para iniciar qualquer processo de compra. 

É importante solicitar orçamentos de vários fornecedores para que seja possível comparar os preços e escolher o melhor fornecedor.

A análise de preços é importante para garantir que a empresa está pagando o valor correto pelos produtos ou serviços que está comprando. 

É importante analisar não só o preço, mas também a qualidade dos produtos e os prazos de entrega para garantir que a empresa está fazendo a melhor compra possível.

Negociar com os fornecedores é importante para obter o melhor preço possível e também para garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos. 

A negociação também é importante para estabelecer um bom relacionamento com os fornecedores, o que pode facilitar futuras compras.

Realizar a compra final é o último passo do processo de compras. 

É fundamental garantir que todos os documentos necessários estejam em ordem e que a compra seja efetuada de acordo com o orçamento estabelecido.

Lembrando que, dificilmente você terá sucesso nesta gestão se tudo for feito de forma manual ou com planilhas. 

O indicado é utilizar um sistema para lojas especialmente desenvolvido para a gestão de compras, que automatiza todos esses processos.

Dessa forma você ganha eficiência, reduz custos operacionais e ainda tem mais tempo para se concentrar nas estratégias de crescimento do seu negócio.

Conclusão

Como podemos ver, a gestão de compras é uma ferramenta muito importante para as empresas, pois permite otimizar os processos de aquisição e gerenciamento de produtos e serviços.

Com a gestão de compras bem organizada, a empresa consegue reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços adquiridos e aumentar a eficiência operacional, aumentando assim as vendas.

Esperamos que este artigo ajude você a fazer a sua gestão de compras de maneira muito mais otimizada e assertiva! 🙂

Obrigado pela leitura!

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Thiago Pirinelli

Thiago Pirinelli, especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B. É Sócio fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador do Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app. Co-Autor do livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender. Há 12 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 2000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™.  Responsável por apoiar com o Método e CRM uma movimentação de mais de 5 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2022. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma e produtos digitais.