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Também conhecido como Key Performance Indicator, ou simplesmente KPI, é utilizado para fazer a avaliação de atitudes, iniciativas ou ações que uma empresa possui, todos os segmentos fazem avaliações independente do tamanho da empresa e tipo de produto que é comercializado, para aprender mais acompanhe abaixo!

O que é KPI?

É uma métrica de extrema importância que é utilizada para mensurar o desempenho que uma estratégia pode apresentar na gestão de uma organização, de acordo com a Content Trends 2017, as empresas que adquirem o hábito de documentar as suas ações, podem ter mais sucesso.

Traduzido do português, KPI quer dizer Indicador-Chave de Performance, pode ser utilizado para avaliar uma ação ou um conjunto de ações, para saber se realmente estão atendendo ou não aos objetivos da empresa, é possível que o KPI seja um número ou um percentual.

Para um blog, por exemplo, podemos medir a taxa de visitantes em um determinado período, taxa de rejeição e assim por diante, para escolher o indicador é fundamental entender quais são os objetivos que a empresa deseja alcançar. 

Para que serve?

Este é um indicador totalmente mensurável, podendo ser aplicado em várias situações em um único negócio, é possível por exemplo, utilizar para mensurar resultados de estratégias de marketing, vendas, engajamento com o público, etc.

Com o KPI as empresas podem avaliar e identificar processos, que ajudam a localizar pontos de melhorias na estratégia do negócio de sua empresa, é importante não esquecer que existem indicadores de atendimento e de vendas, veja abaixo:

Indicadores de atendimento – Tempo Médio de Atendimento (TMA), Tempo Médio de Espera (TME), Tempo da Primeira Resposta, Customer Satisfaction Score (CSAT), Net Promoter Score (NPS), Desempenho do Colaborador, Taxa de Resolução no Primeiro Contato, Taxa de Abandono, Tickets de Suporte Resolvidos.

Indicadores de vendas – Duração do ciclo de vendas, Número médio de tentativas antes da conversão, Tempo médio de resposta ao lead, Taxa de conversão de visitante em lead, Taxa de conversão de lead em cliente. 

Com estes indicadores, é possível que uma empresa consiga analisar qualidade, produtividade, capacidade e estratégias, para analisar o que realmente necessita de mudanças e o que realmente pode ser mantido dentro de sua empresa. 

Tipos de KPI mais comuns

Os indicadores podem atender vários interesses, por padrão, existem 3 categorias que são: primários, secundários e práticos, abaixo, mostraremos como funciona cada uma das 3 categorias:

1º Primários 

São os indicadores mais importantes que ajudam as empresas a terem um bom faturamento, são também os que mais interessam aos diretores, nas estratégias de marketing digital e inbound podemos incluir:

  • leads;
  • tráfego;
  • custo de aquisição por lead;
  • taxa de conversão;
  • receita total;
  • receita por compra.

Quando estiver analisando estes indicadores, tenha sempre foco no objetivo principal.

2º Secundários

São utilizados para analisar se o gerenciamento de estratégia está dando certo ou não, estes indicadores também são úteis para justificar os primários, veja os mais conhecidos:

  • custo por lead em cada estágio do funil;
  • assinantes da newsletter;
  • assinantes do blog;
  • visitas recorrentes no blog;
  • custo por visitante;
  • origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais, direto, email e outros);
  • Preço médio por transação.

Estes indicadores podem mostrar de que maneira os resultados estão sendo alcançados, é imprescindível este tipo de acompanhamento para evitar prejuízos.

 3º Práticos 

É indicado para quem quer fazer um acompanhamento mais detalhado, neste caso, o analista de marketing deve acompanhar alguns indicadores como:

  • pageviews;
  • páginas/visita;
  • bounce rate;
  • melhores landing pages;
  • page rank;
  • palavras-chave mais pesquisadas (de acordo com seu negócio);
  • conteúdos mais lidos/visitados;
  • tráfego;
  • visitantes (novos ou recorrentes);
  • interações sociais.

Para que seja possível alcançar bons resultados, é fundamental ter foco no que realmente importa, estes resultados podem fazer parte das campanhas de Inbound e Outbound marketing ao mesmo tempo. 

Diferenças entre KPI e métricas

Ambos são importantes para avaliar uma empresa, no entanto não são a mesma coisa, a métrica por exemplo, é algo que pode ser medido, enquanto os KPI são entendidos como indicadores muito relevantes para o funcionamento de uma empresa. 

Estes indicadores também facilitam o processo de tomada de decisão para os gestores de uma determinada empresa, atualmente com o avanço dos CRMs este processo tornou-se ainda mais simplificado já que o acesso às informações acontecem em tempo real. 

As decisões são tomadas de maneira mais inteligentes e assertivas, o que é extremamente valioso e benéfico para as empresas, que se tornam mais competitivas diante de um mercado tão concorrido, para fazer o controle correto dos indicadores, além de contar com um bom CRM é importante ter um time de vendas e de marketing qualificado.

Mantenha seus funcionários sempre atualizados, incentive a participação em eventos e cursos, para saber sobre algum lançamento ou ferramenta nova que está revolucionando o mercado de marketing e de vendas. 

Onde acompanhar seus indicadores?

Através de nosso CRM, sua equipe pode controlar todos os indicadores importantes para que o seu negócio possa trazer resultados eficientes, atualmente, o funil de vendas é uma ferramenta completa, intuitiva, fácil de utilizar e que apresenta diversos relatórios para facilitar o trabalho dos gestores. 

Veja algumas funcionalidades que o nosso funil de vendas pode proporcionar para a sua empresa, confira:

Relacionamento 

Mantenha um contato próximo com clientes e parceiros, com esta funcionalidade é possível controlar negociação, interação e informações dos leads, além disso, sua agenda é atualizada sem nenhuma burocracia.

Controle de indicadores 

Analise os indicadores de vendas em tempo real e de qualquer lugar que tenha acesso à internet, controle seus KPIs e garanta o futuro de sua empresa, facilite a tomada de decisão com o funil de vendas.

Metas 

Organize as metas de seus colaboradores em um único espaço, as metas são de extrema importância pois permite guiar uma equipe comercial de qualquer empresa, também ajuda os gestores que podem mudar o que for necessário para garantir que a equipe consiga cumprir a meta. 

Portanto, faça já o seu cadastro e garanta o controle total do KPI de sua empresa, tenha acesso a todas as informações em qualquer lugar com acesso à internet, não esqueça que os indicadores fazem parte do dia a dia de qualquer empresa e são imprescindíveis para o alcance do sucesso.

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Thiago Pirinelli

Thiago Pirinelli, especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B. É Sócio fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador do Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app. Co-Autor do livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender. Há 12 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 2000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™.  Responsável por apoiar com o Método e CRM uma movimentação de mais de 5 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2022. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma e produtos digitais.