Skip to main content

O método GTD (Getting Things Done ou Fazendo as coisas, em portugês) é um método de organização pessoal muito popular que tem ajudado milhares de pessoas a serem mais produtivas e organizadas.

Neste artigo, vamos explicar o que é o método GTD, quais são os seus principais benefícios e como você pode implementá-lo na sua vida!

O que é método GTD (Getting Things Done)?

O método GTD (Getting Things Done) é um método de organização pessoal desenvolvido pelo autor e palestrante David Allen. O método foi criado para ajudar as pessoas a gerenciarem suas responsabilidades mais eficientemente.

Ele é baseado no princípio de que usar métodos simples e sistemáticos para gerenciar suas tarefas pode ajudá-las a se concentrarem mais em realizar o trabalho mais importante.

Benefícios do método GTD

Há muitos benefícios em usar o método GTD em sua rotina diária. Aqui estão alguns dos principais destaques:

– Ajuda você a se concentrar mais no trabalho mais importante: O método GTD ajuda você a se concentrar na execução das tarefas mais importantes primeiro. Isso significa que você pode se concentrar no que é mais importante para os resultados desejados mais rapidamente.

– Mantém você focado no seu objetivo maior: O método GTD mantém você focado em alcançar o seu objetivo maior, ao invés de ficar preso nas tarefas mais pequenas e mais fáceis. Isso significa que você tem mais chances de atingir os objetivos maiores mais rápido.

– Organização: O método GTD te ajuda a organizar suas tarefas e responsabilidades mais eficientemente. Isso significa que você terá mais tempo para aproveitar o seu dia, em vez de desperdiçar preciosas horas procurando as coisas certas para fazer.

– Proporciona mais tempo livre: Por meio do método GTD, você poderá aproveitar mais o seu tempo livre. Isso porque você não precisará mais preocupar-se com as tarefas mais banais e demoradas – elas já estarão mais organizadas e muito mais fáceis de executar.

– Ajuda na definição de metas: O método GTD também ajuda você a definir metas mais claras e mensuráveis. Isso significa que você saberá exatamente quando alcançar determinada meta, o que te dará mais motivação para continuar avançando.

Quais são os 5 passos do GTD?

O método GTD é muito simples de seguir e inclui cinco passos básicos. São eles:

1. Coletar

Esta etapa consiste em anotar todos os itens que precisam ser realizados o mais rápido possível. Para isso, você pode usar um bloco de notas ou aplicativos móveis para anotar as tarefas.

2. Processar

Nesta etapa, você precisa decidir o que fazer com cada item na sua lista. Você pode escolher entre realizar a tarefa imediatamente, delegá-la para outra pessoa ou adiá-la para mais tarde.

Para isso, muitas pessoas usam métodos como a análise ABC, onde cada tarefa é classificada de acordo com sua prioridade (A,B ou C).

A análise ABC funciona assim:

A. Tarefas de alta prioridade: são tarefas que devem ser concluídas imediatamente e não podem mais ser adiadas.

B. Tarefas médias: são tarefas com mais flexibilidade na data de realização.

C. Tarefas mínimas: são tarefas que não precisam mais ser feitas imediatamente e podem muito bem ser adiadas por muito tempo.

3. Organizar

Nesta etapa, você vai criar planos mais detalhados para as tarefas mais importantes. É aqui que você vai decidir como e quando realizar a tarefa mais facilmente.

Uma boa maneira de colocar em prática é criar uma lista de tarefas mensais, semanais e diárias. Em seguida, mapeie as tarefas mais importantes e crie planos de ação mais detalhados.

4. Revisar

Esta é talvez a parte mais importante do método GTD, pois aqui você avalia o que foi realizado e o que precisa ser ajustado. Faça uma revisão mensal e semanal para ver se você está realizando as tarefas mais importantes.

5. Executar

Depois de ter organizado e planejado suas tarefas, chegou a hora mais aguardada: a execução! Nesta etapa, você vai começar a realizar as suas tarefas mais importantes.

Como implementar o método GTD na sua vida?

Agora que você já conhece mais sobre o método GTD, aqui vão algumas dicas para implementá-lo na sua própria rotina:

– Crie uma agenda mensal e semanal: isso ajudará você a ter um maior controle do que precisa ser feito.

– Anote as tarefas mais importantes primeiro: isso o ajudará a se concentrar nas tarefas mais importantes em vez de desperdiçar tempo com tarefas menos importantes.

– Faça revisões regulares: isso ajudará você a mensurar seu progresso e identificar possíveis problemas.

– Organize as suas tarefas mais importantes: mapeie cada etapa da tarefa mais importante para tornar mais fácil executá-la.

Erros que você deve evitar ao implementar o Método GTD:

Embora o TGD seja um excelente método de organização pessoal, ainda assim, existem alguns erros que você precisa evitar se deseja que a sua rotina realmente fique organizada, entre eles:

– Não mapear as etapas mais importantes: mapear todas as etapas é muito importante para que você possa cumprir seus objetivos.

– Não realizar revisões frequentes: isso fará com que você perca o controle das tarefas mais importantes. Portanto, faça revisões regulares para certificar-se de que está no caminho certo.

– Deixar de anotar suas tarefas mais importantes: sempre registre suas principais tarefas e responsabilidades para não perder o controle.

– Não criar metas mensuráveis: mensure suas metas, pois isso lhe dará mais motivação para alcançar seus objetivos.

Agora que você já conhece mais sobre o método GTD, é hora de colocar em prática e começar a organizar melhor sua vida! O método GTD certamente vai te ajudar a alcançar todos os seus objetivos com muito mais facilidade.

Conclusão

Se você é daqueles que está sempre atrasado, não consegue se concentrar no trabalho e muito menos aproveitar o tempo livre por causa da sensação de que nunca tem nada para fazer, talvez seja hora de experimentar o método GTD! Essencialmente, esse método visa à organização pessoal e à produtividade no trabalho.

O método GTD pode mudar completamente o modo como você se organiza. Se você quer começar a usá-lo na sua rotina diária, você verá resultados incríveis!

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
5/5 - (3 votes)
Thiago Pirinelli

Thiago Pirinelli, especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B. É Sócio fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador do Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app. Co-Autor do livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender. Há 12 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 2000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™.  Responsável por apoiar com o Método e CRM uma movimentação de mais de 5 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2022. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma e produtos digitais.