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Você já ouviu falar em gatilhos mentais? 

 

Esses são recursos poderosos que podem ajudar a impulsionar as vendas online

 

Os gatilhos mentais são usados para influenciar as emoções dos seus clientes, para que eles se sintam motivados a comprar o que você está vendendo.

Eles são uma parte importante da estratégia de vendas de qualquer empreendedor online.

 

Neste artigo vamos conhecer os 8 focados em vendas online que com certeza irão dar um up no seu processo interno de vendas.

 

Acompanhe!

Como funcionam os gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são usados para aproveitar os princípios psicológicos básicos que influenciam como as pessoas tomam decisões. 

 

Por exemplo, alguns gatilhos mentais podem ajudar a desencadear o impulso de compra na mente dos clientes.

 

Enquanto outros são usados para criar mais conexões emocionais com as pessoas.

Eles também podem ser usados para criar um senso de urgência, que pode ajudar a impulsionar as vendas. 

Além disso, eles também são usados para criar uma sensação de exclusividade, que pode ser útil para atrair clientes potenciais.

8 gatilhos mentais para vendas online

Vamos então conhecer os 8 gatilhos mentais que você pode usar para aumentar suas vendas online.

#1 Gatilho Mental da Reciprocidade

Estabelecer uma conexão mais profunda e emocional com os clientes é o foco desse gatilho. 

Quanto mais a pessoa se identificar com a empresa, maior a tendência dela comprar algo. 


É por isso que muitas empresas oferecem ofertas especiais, presentes grátis e até mesmo personalizar a sua comunicação. 

Isso incentiva os clientes a comprarem mais, pois sentem que estão em sintonia com a marca.

#2 Gatilho Mental da Prova Social

O gatilho mental da prova social é baseado na ideia de que as pessoas tendem a seguir o que outras pessoas estão fazendo. 

Por isso, muitas empresas usam depoimentos de clientes para mostrar a outros potenciais clientes como eles estão satisfeitos. 

Isso ajuda a criar uma sensação de confiança e aumenta a probabilidade de compra.

#3 Gatilho Mental da Escassez

As pessoas tendem a querer aquilo que é raro ou limitado. 

Por isso, muitas empresas usam táticas como o lançamento de produtos com edições limitadas ou ofertas de tempo limitado para criar a sensação de urgência.

E é disso que o gatilho da escassez se trata.

#4 Gatilho Mental da Exclusividade

Esse gatilho é baseado na ideia de que as pessoas tendem a querer aquilo que poucas pessoas têm acesso. 

Por isso, muitas empresas usam ofertas especiais para os seus clientes fiéis ou oferecem conteúdo exclusivo para seus assinantes. 

Isso incentiva os clientes a se sentirem especiais e os ajuda a se sentirem mais conectados com a marca.

Como exemplo desse gatilho, você pode oferecer a venda de biquínis e os consumidores ganham um óculos de sol exclusivo. 

Isso também é visto como uma estratégia de venda combinada, que atrai a volta dos consumidores.

#5 Gatilho Mental da Afeição

O gatilho mental da afeição é baseado na ideia de que as pessoas tendem a comprar produtos ou serviços apoiados por pessoas conhecidas. 

Por isso, muitas empresas usam celebridades ou influenciadores para promover seus produtos ou serviços e ajudar a criar uma sensação de confiança entre os clientes.

#6 Gatilho Mental da Autoridade

Quem sabe do que está falando tende a ser mais confiável.

Por isso, muitas empresas usam depoimentos de especialistas para aumentar a credibilidade de seus produtos ou serviços.

Ou são especialistas naquela área que é foco dos seus negócios.

Geralmente o especialista trabalha conteúdo altamente confiável.

Para estabelecer essa autoridade no mercado e assim conseguir passar mais credibilidade e confiança para os clientes.

#7 Gatilho Mental da Urgência

O gatilho mental da urgência é baseado na ideia de que as pessoas tendem a querer aquilo que está disponível por um tempo limitado. 

Nesse sentido, muitas empresas usam ofertas de tempo limitado, ofertas de última chance ou descontos progressivos para criar uma sensação de urgência entre os seus clientes.

#8 Gatilho Mental da Dor

O gatilho mental da dor é baseado na ideia de que as pessoas querem resolver seus problemas o mais rápido possível com algum produto ou serviço. 

Por isso, muitas empresas usam recursos como histórias de sucesso, cases de uso ou depoimentos de clientes.

Para ajudar os potenciais compradores a verem como seu produto ou serviço pode ajudá-los a resolver o seu problema.

Gatilhos mentais são ferramentas poderosas para ajudar as empresas a aumentar as vendas online. 

Ao desenvolver e implementar estratégias de gatilhos mentais, as empresas podem aproveitar ao máximo a jornada de compra do consumidor.

E criar uma experiência de compra envolvente e satisfatória. 

Isso com certeza é uma das formas de atrair clientes e vender todos os dias

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Thiago Pirinelli

Thiago Pirinelli, especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B. É Sócio fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador do Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app. Co-Autor do livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender. Há 12 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 2000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™.  Responsável por apoiar com o Método e CRM uma movimentação de mais de 5 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2022. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma e produtos digitais.