Funil de Vendas

Conheça a metodologia que mais

ajuda gestores e vendedores

em seus resultados comerciais.

Se você atua com vendas, seja como vendedor ou gestor de uma equipe, provavelmente já ouviu falar em Funil de Vendas. Mas você sabe o que é e como te ajuda na prática?

O que é Funil de Vendas?

Ao contrário do que dizem, não tem nada a ver com marketing digital.

Funil de Vendas é o método que garante de forma simples e assertiva, definir o processo de vendas e conduzir as oportunidades da prospecção até o fechamento de negócios. Ou seja, com este método você consegue estruturar o processo de vendas da sua empresa e ter um controle muito maior sobre o departamento comercial, dando direção à toda equipe para cumprir a meta.

Se antes você tomava ações com “achismos”, com o Funil de Vendas você as tomará pautado em informações ricas, que te darão poder de ação sobre os resultados.

Modelo AIDA

Em 1898 Elias Elmo Lewis, cita pela primeira vez o modelo estrutural de vendas chamado de AIDA, onde o cliente passava por uma jornada de compra completa. Anos depois a indústria absorve esta metodologia e a utiliza na busca de seus clientes, originando assim o termo Pipeline Sales.

AIDA-Funil-de-Vendas-metodo Metodologia Funil de Vendas - O que é e para que serve?

Se antes você tomava ações com “achismos”, com o Funil de Vendas você as tomará pautado em informações ricas, que te darão poder de ação sobre os resultados.

Funil de Vendas no Brasil

Tudo começou em uma mesa, dentro de um pequeno escritório… De uma brincadeira à uma marca forte!

Somos o “Pai” deste negócio!

6 de Janeiro de 2012 – O nome e marca Funil de Vendas
Este ano marcou muitas coisas em nossa história. Após um rápido período de descanso da virada de 2011 para 2012, no dia 6 de Janeiro, sexta-feira em um final de tarde no escritório de São Bernardo do Campo / São Paulo, o extraordinário e abençoado insight veio! Decidimos tirar as ideias da cabeça e passar para o papel, entre tantos rabiscos e pesquisas de softwares que seriam nossas referências, chegamos em um primeiro esboço da tela inicial do CRM. Só estava faltando o principal, o nome!

Vieram diversos nomes bacanas, mas quando nos fizemos a pergunta – Qual termo sempre usamos em nossos workshops para nos referir ao processo de vendas? Rapidamente lembramos: funil de vendas. Este termo começamos usar em 2010 em nossos workshops de inovação em vendas. Em um primeiro momento parecia estranho este nome, mas logo entramos no Google para uma rápida pesquisa e surpreendentemente não havia nenhum resultado. O impressionante foi que o Google não reconheceu o termo e não sugeriu nenhuma outra pesquisa do gênero. Acredito que hoje seja impossível isto acontecer, afinal o Google sabe tudo! Outra grande surpresa foi realizar a pesquisa no site registro.br e também verificar a disponibilidade do www.funildevendas.com.br, sim, também estava ok e logo fizemos a compra.

Como trabalhávamos criando marcas, sabíamos da importância de se ter um registro legal sobre ela, no mesmo dia solicitamos para um escritório parceiro realizar a busca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Imergimos de forma tão profunda na ideia que já no dia 10 de Janeiro de 2012, já havíamos desenhado a marca, conceito de produto e algumas peças de comunicação e na quarta-feira dia 11 de Janeiro entramos com as documentações necessárias, tendo a certeza que um dia este termo iria estourar e se tornar viral.

Esta é uma pequena parte de nossa história. Não somos inventores deste termo, muito menos sabemos quando ou quem citou pela primeira vez, mas somos os grandes responsáveis pela propagação. Fato é que usávamos o termo desde 2010 para representar a metodologia pipeline sales e “abrasileirar” o conceito e entendimento.

Alguns dizem que somos oportunistas em registrar um termo comum, mas como ser oportunista se antes ninguém o conhecia ou dava a devida importância?

Mesmo assim, continuamos com nosso propósito:

Transformar pessoas e empresas por meio das vendas!

8
Anos de estudos

sobre a metodologia

Estudamos o comportamento dos
melhores gestores e vendedores para
formatar a tecnologia e os pilares de
conhecimento do Funil de Vendas.

 

Trabalhando com o Funil de Vendas

Na prática, sempre pensamos em replicar a metodologia do Funil de Vendas pensando em 3 macroprocessos de vendas.

1

Atração

Aqui são todas ações que serão feitas para abastecer o topo do funil com prospects para trabalhar. Essas são ações de prospecção: marketing tradicional, marketing digital, ligações, etc.
Ao contrário do que se pensa, o funil de vendas não é usado para ações de marketing digital e sim para as vendas que essas ações trarão!
2

Relacionamento

Processo fundamental para que a venda aconteça, o relacionamento com o cliente acontece por e-mails, cold calling, visitas pessoais, reuniões por Skype. Enfim, tudo que você faz para criar e manter um bom relacionamento com quem está trabalhando dentro do seu Funil de Vendas.
3

Fechamento

O momento mais esperado por uma equipe de vendas é o fechamento. Mas para isso as outras etapas devem ter sido corretamente trabalhadas.
Aqui você trabalhará com propostas, negociações (inclusive descontos) e claro, o fechamento propriamente dito, com contratos.

Vantagens em usar o método

Porque usar a metodologia que está ajudando gestores e vendedores performarem de 8 à 35% nas vendas?

Equipe de vendas e gestores têm vantagens diárias com o uso de um Funil de Vendas bem estruturado.
Se antes os contatos ficavam perdidos entre as etapas e era difícil saber qual ação fazer com quem, agora isso não acontecerá mais.

A visualização de todo processo de vendas é muito mais assertiva, as etapas estruturadas são reais e não “tentativas” e se tem um controle muito maior de tudo que está acontecendo na área comercial.
Se estão faltando contatos no topo do funil, é preciso trabalhar mais com ações de atração. Se o problema está no fechamento, é preciso rever como está sendo trabalhado o relacionamento, preço, propostas, etc.

Enfim, o Funil de Vendas traz uma metodologia e um Software CRM para você aplicar em seu processo comercial e ver resultados no processo de vendas e na sua organização. Que tal começar a ver esses resultados hoje mesmo?

Assista este case de sucesso

Vamos começar a vender mais e melhor?

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