Skip to main content

O papel do gestor no uso do CRM

Quem já implantou uma nova tecnologia, metodologia ou uma mudança de processo em uma equipe sabe que esta não é uma tarefa fácil. É comum as pessoas serem resistentes a mudanças, porque estão acostumadas a fazerem o trabalho delas de determinada maneira. Mudar é tirá-las da zona de conforto e praticamente ninguém quer isso no ambiente de trabalho.

Se você, gestor de vendas, está batalhando todo dia para que a sua equipe use o sistema de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), sabe muito bem do que estou falando. Mas, não se preocupe, o seu time não é o único a agir dessa maneira, aqui no Funil de Vendas temos muita experiência com essa situação, veja a seguir dicas de como ter sucesso nessa tarefa.

Seja exemplo

Pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade: o time é reflexo do comportamento do líder. Se você se mostrar aberto a novas ideias e curioso para testar as novidades do mercado, a sua equipe também será.

Use todos os dias o sistema de CRM e ensine adequadamente a sua equipe como utilizá-lo para tirar o máximo de resultados. Não somente com a sua equipe, mas mostre os números da área de vendas na reunião de diretoria pelo dashboard da ferramenta, faça com que outras pessoas também conheçam a tecnologia para que elas te ajudem no convencimento da equipe. Você deve mostrar para o time que está usando continuamente os números para nossas estratégias, certamente eles vendo você usar, também farão o mesmo. Se gestores de outras áreas vieram conversar sobre a sua equipe sobre a novidade, ela com certeza vai querer ter propriedade para falar sobre o assunto.

O papel do gestor no uso do CRM

Equipe Funil de Vendas: Ajudamos sua equipe a fazer uso do CRM #1 do mercado para alcançar resultados!

Mostre e cobre os resultados

Ao fazer reunião de equipe ou mesmo individual, apresente as metas e resultados alcançados pela ferramenta. Mostre como é fácil mensurar a performance de cada um por ali para incentivá-los a sempre alimentarem o sistema.

Com a tecnologia de CRM, é fácil identificar em qual etapa da venda está as principais dificuldades de cada colaborador e, assim, oferecer treinamentos mais assertivos. O vendedor, por sua vez, poderá acompanhar por conta própria a sua evolução e perceber se está melhorando ou não na métrica em questão. Ele mesmo poderá buscar por novos conhecimentos, seja por conteúdos na internet ou por um curso, para melhorar o seu trabalho.

Aproveite os early adopters

No mercado de tecnologia, existe o conceito de “Ciclo de adoção tecnológica”, uma teoria criada pelos professores Beal, Rogers e Bohlen representada pelo gráfico abaixo o qual aponta que um novo produto é adotado aos poucos pelo público, não são todos que aderem a novidade de uma vez.

Podemos pensar esse gráfico para o microuniverso da sua equipe, onde o inovador seria você por trazer o sistema de CRM e os early adopters são aqueles colaboradores mais curiosos, que normalmente gostam mais de tecnologia e ainda são formadores de opinião.

Aproveite muito bem essas pessoas para que elas sejam propagadoras da ideia, parabenize aqueles mais engajados e busque também casos de sucesso de outras empresas que adotaram o mesmo sistema para utilizar como exemplo.

O papel do gestor Funil de Vendas

Esteja preparado para os momentos baixos

Mesmo quando toda a equipe utilizar quase que diariamente a nova ferramenta, é comum que após um tempo esse novo hábito seja deixado de lado. No livro “O poder do hábito”, de Charles Duhigg, o autor nos conta que mesmo depois de adotarmos um novo hábito, como comer lanches saudáveis entre as refeições, quando a situação aperta pela correria do dia a dia ou por fortes gatilhos emocionais, nós voltamos aos nossos hábitos antigos, porque era o que fazíamos sem pensar e sem precisar de esforço.

Dessa maneira, entenda que é possível que os colaboradores esqueçam da ferramenta quando estiverem muito atarefados, assim, é a sua função de persistir no exemplo e na demonstração de resultados. Ou seja, mesmo depois que todos adotarem, continue parabenizando o time pelo engajamento, pela produtividade ganha, pelo bom relacionamento com o cliente e mostre a evolução das taxas de conversão após a adesão da tecnologia.

Você, como gestor, é o único que não pode desistir ao adotar uma nova ferramenta, seja sempre o exemplo e a sua equipe irá seguí-lo.

Aqui o Funil de Vendas temos a missão de entregar o melhor uso da nossa ferramenta e por isso acompanhamos de perto você e sua equipe. Comece o ano adotando a melhor estratégia, conheça nosso software e converse com nossos especialistas clicando aqui!

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
Rate this post
funildevendas

Desde 2012, o Funil de Vendas vem ajudando pessoas e empresas a serem transformados por meio das vendas. Mais de 5.000 usuários estão vendendo mais e melhor com nosso Software CRM, de forma simples, consistente e assertiva.

Leave a Reply