Skip to main content

A logística é uma das áreas que demandam cuidado e atenção para que haja o funcionamento eficiente de qualquer negócio.

Especialmente daqueles que dependem de um fluxo contínuo de produtos para atender às demandas dos seus clientes

Quando ocorrem erros logísticos, as consequências podem ser devastadoras e afetar diretamente as vendas e a lucratividade de uma empresa. 

 

Isso porque, eles podem gerar atrasos na produção, armazenamento inadequado, problemas de transporte e falhas na cadeia de suprimentos.

Além de problemas de comunicação entre os diferentes elos da logística.

E acaba gerando uma espécie de efeito dominó.

 

Impactos dos erros logísticos nas vendas

Os atrasos na produção devido a problemas logísticos podem levar à falta de produtos em estoque, resultando em clientes insatisfeitos que não conseguem adquirir os itens que desejam. 

Essa insatisfação dos clientes pode resultar na perda de vendas imediatas.

E além disso, erros de distribuição das mercadorias e no transporte levam a entregas sendo realizadas muito fora do prazo.

Ou até mesmo de produtos que não foram pedidos pelos clientes. 

Quando recebem produtos errados ou com muito atraso, os clientes começam a perder a confiança na empresa, podem ficar frustrados e em alguns casos, não dão uma segunda chance.

Assim, acabam procurando empresas concorrentes para adquirirem o que necessitam. 

Em resumo, as vendas caem drasticamente e a fidelização do cliente é comprometida. 

Evite esses erros e conheça nossa metodologia funil de vendas para trazer bons resultados comerciais

 

Erros logísticos comuns e que impactam as vendas

A maioria dos problemas logísticos são mais internos e associados ao próprio armazém.

Destacamos os mais comuns como:

  • Não utilizar a modalidade de picking ideal para o tipo de negócio: Os gastos com o picking podem representar até 60% do total de despesas de um armazém e se os recursos não estão bem utilizados, o prejuízo acaba sendo inevitável. Para evitar esse erro, é válido entender exatamente como será feita a entrega das compras.

 

  • Estoque desorganizado: Se os produtos não são facilmente encontrados, os atrasos e retrabalhos serão frequentes. Assim vale mais a pena gastar um tempo organizando os estoques ainda mesmo de iniciar os processos de vendas

 

  • Má gestão das movimentações do estoque: O estoque novamente aparece por justamente ser o ponto central da organização dos produtos. É fundamental entender todas as movimentações para que todas as outras pontas estejam alinhadas.

 

  • Falta de atenção nas trocas e devoluções: Empresas que não possuem estratégias para gerenciar as trocas e devoluções, acabam gerando obstáculos aos clientes e ficam sujeitas a extravio de mercadoria, avarias, estoque parado, retrabalho e desorganização. 

 

Assim vale prestar atenção nos pontos logísticos para melhor atender a carteira de clientes.

Como evitar erros logísticos?

Neste contexto, para minimizar a ocorrência desses erros, o uso de softwares que promovam uma logística integrada e a construção de uma gestão financeira sólida são ações cruciais a serem implementadas. 

Estamos vivendo na era da automação dentro do mercado de trabalho e esses sistemas automatizados contribuem para a melhoria da precisão dos processos.

Reduzindo a possibilidade de erros humanos que podem levar a problemas logísticos.

Mais do que isso, a integração desses sistemas permite uma análise mais abrangente dos dados, fornecendo insights valiosos sobre o desempenho logístico e financeiro da empresa

Isso possibilita a identificação de áreas problemáticas e a implementação de soluções preventivas.

Tecnologias para evitar os erros logísticos

A logística integrada é uma abordagem estratégica adotada nas organizações que busca otimizar todos os processos envolvidos na gestão da cadeia de suprimentos.

Isso ocorre desde a obtenção de matérias-primas até a entrega do produto final. 

Ela envolve a coordenação eficiente da cadeia de suprimentos em diferentes partes, permitindo uma visão holística e garantindo que cada etapa esteja sincronizada para evitar erros.

Essas soluções tecnológicas permitem o rastreamento em tempo real de produtos, otimização de rotas, previsão de demanda e gerenciamento de estoque. 

A gestão financeira adequada desempenha um papel crucial na prevenção de erros logísticos porque muitas vezes esses erros geram custos adicionais inesperados para a empresa.

Como despesas de transporte de emergência e armazenamento prolongado de produtos que já deveriam ter saído do estoque.

Por fim, esses sistemas e aplicativos relacionados a eles podem facilitar a colaboração entre diferentes departamentos, como logística, vendas e finanças.

A comunicação eficaz entre essas áreas é essencial para a prevenção de erros logísticos.

Uma vez que muitos problemas podem surgir devido à falta de alinhamento entre diferentes funções empresariais.

Com a otimização dos processos e a garantia de entregas eficientes e pontuais, os resultados negativos nas vendas são evitados.

Assim como a perda de receita, sem contar os danos causados à reputação do negócio. 

Portanto, para manter as vendas estáveis e em constante crescimento, investir nessas soluções não é apenas uma medida preventiva.

Mas também uma estratégia para as empresas que buscam sucesso no longo prazo. 

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
5/5 - (3 votes)
funildevendas

Desde 2012, o Funil de Vendas vem ajudando pessoas e empresas a serem transformados por meio das vendas. Mais de 5.000 usuários estão vendendo mais e melhor com nosso Software CRM, de forma simples, consistente e assertiva.