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O mundo do e-commerce (comércio eletrônico) tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos.

Em consequência da conveniência, a grande variedade de produtos e a experiência de compra sem muita complexidade que oferece aos consumidores. 

No entanto, à medida que o comércio eletrônico foi se intensificando, a competição dentro dele também cresceu.

E os proprietários dos negócios que não querem perder os seus clientes, precisam adotar estratégias inteligentes.

Bem como aproveitar as ferramentas tecnológicas e da inovação digital disponíveis para manter os seus consumidores fidelizados. 

Neste artigo, serão exploradas dicas fundamentais que, se trabalhadas em conjunto, vão permitir às empresas de e-commerce impulsionar as vendas.

E com isso conquistar uma fatia maior do mercado.

Tecnologia como aliada no e-commerce: estratégias e ferramentas inovadoras para alavancar as vendas

Quando estamos falando do gerenciamento de um empreendimento, possuir um plano de negócios assertivo e bem estruturado é essencial.

Uma vez que ele é o alicerce para gerar resultados positivos e a empresa ser bem sucedida. 

E isso vale para qualquer tipo de negócio, seja ele físico ou com presença online, como no comércio eletrônico. 

É com esse plano que serão estabelecidas metas claras a serem alcançadas, identificados os principais concorrentes e definidas as estratégias de marketing.

E após todo esse processo, forma-se um roteiro para o crescimento. 

No e-commerce, um plano de negócios detalhado e bem organizado ajuda a manter o foco nas metas de vendas.

Também identifica os segmentos de mercado mais promissores e define a abordagem de posicionamento da marca.

Dentro desse contexto, o uso de uma assinatura eletrônica e de um sistema de logística vai contribuir consideravelmente para que alguns problemas sejam evitados.

Dessa forma, a empresa alcança mais eficiência, melhorando a produtividade como um todo e a experiência dos seus clientes. 

E com os clientes cada vez mais satisfeitos, as vendas não param de crescer! 

A implementação da assinatura eletrônica agiliza os processos de aprovação e reduz a necessidade de papelada física. 

Isso é bastante relevante dentro do e-commerce, uma vez que agiliza os contratos , acordos de compra e autorizações de entrega. 

Esse tipo de assinatura virtual apenas economiza tempo.

Mas também reforça toda a segurança e autenticidade das transações, construindo confiança tanto com os clientes quanto com os parceiros de negócios.

Já um sistema de logística eficiente, junto de um software de roteirização, garante que os produtos sejam entregues no prazo e com economia, em condições ideais, sem quebras e sinais de avarias.

Utilizando algoritmos avançados, um sistema de roteirização pode determinar as rotas mais eficientes para as transportadoras.

Levando em consideração diversos fatores como a distância, o tráfego, horários de entrega preferenciais e até mesmo a previsão do tempo. 

Com o setor de logística sendo bem gerenciado, a gestão dos estoques e o processamento dos pedidos são outros processos que se transformam.

Sendo realizados com mais agilidade e qualidade. 

As embalagens tornam-se mais seguras e o envio confiável. 

Ao investir em um sistema de logística avançado, você pode reduzir custos operacionais, minimizar erros e proporcionar uma experiência de entrega superior aos seus clientes. 

Além do uso dessas ferramentas e estratégias, há outros pontos para serem trabalhados: 

Experiência do Usuário

Deixar uma boa primeira impressão para os clientes que estão chegando e ao mesmo tempo manter a reputação com os consumidores que já são fidelizados é crucial. 

Garanta que seu site seja intuitivo, possua carregamento rápido e facilite a navegação, 

Para isso,  categorize seus produtos de maneira lógica e forneça informações detalhadas, imagens de alta qualidade e avaliações de outros clientes.

Marketing de Conteúdo

Investir no marketing de conteúdo vai ajudar a posicionar a sua marca e construir confiança com os clientes, o que também pode melhorar seu ranking nos mecanismos de busca. 

Uma dica é criar um blog ou seção de recursos em seu site para compartilhar informações relevantes e valiosas sobre seus produtos e setor. 

Promoções e Descontos

A realização de ofertas exclusivas em determinadas datas e períodos incentiva as compras e a lealdade dos clientes, principalmente focando no omnichannel.

Da mesma forma, oferecer um maior valor agregado para e liberar descontos especiais para assinantes vai aumentar as vendas manter seus clientes.

Redes Sociais

Aproveite as redes sociais para criar uma presença forte, crie perfis no Instagram, Facebook, TikTok e outras mídias em que o seu público se encontre.

Fazer parcerias com influenciadores que tenham um público-alvo semelhante ao seu é outra maneira de aumentar o alcance da sua marca e estimular a compra.

Pagamento

Um processo de pagamento facilitado faz toda a diferença em uma venda, pois quanto mais opções e simplificação, mais os clientes ficam instigados a comprar. 

Simplifique o processo de checkout, ofereça várias opções de pagamento – incluindo carteiras digitais e cartões de crédito.

E garanta que o processo seja rápido e seguro, protegendo os dados e informações utilizados.

Atendimento

Não há nada mais desanimador para um cliente do que quando ele recebe um atendimento ruim.

Portanto, sempre ofereça soluções rápidas, responda rapidamente às dúvidas e forneça um serviço ao cliente excepcional! 

Isso vai ajudar você a construir confiança e a fidelizar os clientes do seu negócio.

Personalização da experiência

Utilize dados e análises para personalizar a experiência dos seus clientes, ofereça recomendações de produtos com base no histórico de compras e comportamento de navegação. 

Essa personalização traz mais satisfação para os consumidores, eles se sentem mais valorizados. 

Ao implementar todas essas ações de forma integrada, a sua marca se posiciona no mundo do e-commerce de forma competitiva, atraindo mais clientes e aumentando significativamente as vendas.

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Thiago Pirinelli

Thiago Pirinelli, especialista em Estruturação Comercial para empresas que vendem no B2B. É Sócio fundador da Funil de Vendas™ (www.funildevendas.com.br), cocriador do Método Alavancar Vendas, Canvas Funil de Vendas, Simulador de Meta e WeCanvas.app. Co-Autor do livro: Funil de Vendas, o jeito simples de vender. Há 12 anos vem implantando e estruturando processos de vendas em empresas de todo tipo de segmento e tamanho que você possa imaginar, somando mais de 2000 clientes em carteira. Evangelista do método, marca e empresa Funil de Vendas™.  Responsável por apoiar com o Método e CRM uma movimentação de mais de 5 Bilhões de reais em oportunidades ganhas de 2015 à 2022. Atualmente é responsável pelas áreas de aquisições de novos usuários CRM, avanço da plataforma e produtos digitais.