Skip to main content

A sua empresa consegue atrair clientes em diferentes ciclos de vendas? Atualmente, tem crescido na internet a busca por métodos e técnicas para gerar novos leads e convertê-los em consumidores.

Em todos os casos, é fundamental gerar valor no processo de entrega do produto e serviço, sabendo sempre oferecer a solução para determinada dor do cliente.

É muito importante que o gestor de qualquer tipo de negócio procure conhecer o seu público-alvo, saiba explorar determinados tipos de ferramentas presenciais e online para melhorar o seu radar de identificação de mercados e construa iniciativas orgânicas e via anúncios para aumentar a geração de leads.

Dentre as primeiras recomendações é indicado reconhecer os pontos fracos da empresa, bem como as virtudes da corporação, principalmente, no ciclo de geração de qualidade e valor para produtos e serviços.

Em primeiro estágio de mercado, não adianta considerar que todas as pessoas do mundo são clientes potenciais, sendo fundamental realizar uma boa análise sobre quem é realmente o consumidor de cada tipo de produto de sua empresa.

A empresa para vender mais precisa oferecer soluções e não somente produtos.

Como atrair clientes para sua empresa?

Considerando os pontos iniciais que apresentamos em nossa introdução, vamos apresentar a seguir sete preciosas dicas para você otimizar as vendas de sua empresa através de iniciativas que de fato podem gerar resultados para a sua empresa.

1 – Firme parcerias

Para vender mais e melhor é indicado construir parcerias. Afinal, nenhuma empresa cresce sozinho. A empresa pode identificar novos mercados para desenvolver parcerias com empresas fornecedoras e de tecnologia atuante que possam cooperar para o crescimento das vendas.

As parcerias podem ser feitas com outras empresas (de diferentes portes) que possam oferecer serviços e produtos relacionados. Por exemplo, uma empresa que trabalha com venda de joias através da internet pode fazer parceria com uma empresa de transportes e entregas de materiais e produtos frágeis.

É fundamental que a parceria transmita credibilidade para os clientes passando confiança para os clientes e reforçando a marca de ambas as empresas.

Uma empresa de marketing pode, por exemplo, fazer parceria com uma empresa desenvolvedora de aplicativos de automação de marketing para otimizar a entrega de seus serviços.

A construção de alianças estratégias de produção e de vendas ajuda mais ainda quando as empresas parceiras atuam no mesmo segmento de mercado e visam atender o mesmo público.

Dessa forma a parceria fará mais sentido, gerando trabalho sobre informações seguras para as empresas e, consequentemente, para os seus clientes.

Parcerias estratégicas são válidas para a empresa que detém o produto principal e a empresa que auxilia com produtos e serviços de apoio.

Um dos melhores resultados, além de atrair clientes, será o de integrar as diferentes comunidades de clientes existentes em outras empresas, procurando sempre que uma corporação compreenda o propósito da corporação parceira.

2 – Crie networkings

Seja participando de eventos, seminários ou de entrevistas, crie sempre networkings, faça novos contatos com outros empreendedores, diretores de empresas, gerentes, vendedores, investidores e potenciais clientes.

É importantíssimo conhecer novos stakeholders, renovar a lista de contatos e ampliar o caminho para a realização de novos negócios.

Na renovação da lista de contatos ocorrerá a oportunidade de captar novos parceiros e novos clientes potenciais.

Principalmente, em eventos presenciais, é indicado apresentar cartões de visita com os dados de contato como nome, e-mail, número de telefone, endereço do website da empresa, blog e outros dados que sejam interessantes.

Mesmo que alguns eventos não funcionem para realização de vendas, eles sempre funcionam para reposicionar a marca da empresa e para criar experiência de mercado para a empresa.

Ainda, no caso de eventos, é fundamental participar do segmento de evento certo e adequado ao segmento da empresa. Se a sua empresa vende ou revende automóveis, não adiantará participar de um evento de culinária.

Existem eventos B2B (empresa-empresa), B2C (empresa-consumidor) e de cunho variado.

Outra forma de realizar networking é através de contatos online nas redes sociais, contatos diretos com os sites de outras empresas e respondendo e-mails de clientes potenciais.

Mesmo quando determinada pessoa não seja convertida em cliente, ela poderá se tornar em parceria para novas soluções para a corporação.

Em todos os casos é importante ser proativo, saber se apresentar aos participantes de cada evento ou demonstrar interesse em qualquer tipo de contato.

3 – Trabalhe através do Linkedin

Atualmente, é possível atrair clientes através do Linkedin. Essa é a rede social das empresas, dos profissionais, dos empregos e de qualquer tipo de contato corporativo.

Principalmente, para o contato B2B, a utilização dessa rede social amplia horizontes para uma empresa conseguir realizar mais vendas para outras empresas.

Além de ser útil para grandes empresas, é bastante indicada para empreendedores de médio e pequeno porte, além de ajudar empreendedores individuais a identificar clientes e novas oportunidades.

Atualmente, o Linkedin possui cerca de 400 milhões de usuários em todo o mundo, incluindo no mercado de atuação de determinada empresa. É uma plataforma que ajuda qualquer empresa a entrar em contato com novos prospects, atrair clientes com informação, postagens e mensagens diretas.

Depois que o Linkedin foi comprado pela Microsoft, ele se tornou em uma das melhores redes sociais para relacionamento entre empresas e entre empresas e potenciais consumidores.

Porém, é importante que todas as iniciativas de abordagem nesta rede social sejam aplicadas passo a passo. E, ressaltamos que, o foco não é a quantidade de conexões, mas a qualidade da relação que a sua empresa consegue estabelecer com elas.

Dentre os principais benefícios de usar o Linkedin podemos citar o livre acesso aos tomadores de decisão de uma empresa, geração de tráfego para o blog ou site de sua empresa através do compartilhamento, a possibilidade de participar de grupos e ainda pode investir em anúncios dentro desta rede social.

Mas como criar um Linkedin poderoso?

Para atrair mais clientes é indicado editar bem o seu perfil e o perfil de sua empresa na rede social. Adicione as informações essenciais para seu cliente, incluindo dados de contato e de atendimento direto.

Procure identificar o real público-alvo existente dentro da rede através de pesquisas. Solicite a conexão com um texto de apresentação (nota) e sempre agradeça a cada conexão alcançada.

Além de manter os contatos, mantenha a timeline sempre atualizada com informações relacionadas à empresa e com novidades do site e loja virtual da empresa.

Com o passar do tempo, a cada oportunidade de vendas efetivada através do Linkedin, poderá ser possível migrar o relacionamento da plataforma online para a plataforma offline.

Claro que os resultados não surgiram do dia para a noite, será necessário investir tempo e dedicação para gerar relacionamento comercial que possa gerar frutos e que seja duradouros.

4 – Construa embaixadores da marca

Independente se sua empresa é grande ou pequena, além de atrair clientes, atraia amigos e embaixadores da marca.

Quando o cliente se sente bastante satisfeito com o atendimento e os produtos de determinada empresa/marca ele sempre a defenderá perante a sociedade e ainda indicar para amigos e familiares.

Essa regra vale para a relação empresa-empresa (B2B) e empresa-cliente (B2C). Nas redes sociais, nos comentários do blog e da loja virtual da empresa valorize os comentários positivos e utilize eles como incentivo para atrair novos clientes.

Os embaixadores da marca também costumam registrar depoimentos positivos nos pontos de vendas e nas plataformas digitais de acesso. Atualmente, principalmente, através das redes sociais é cada vez mais rápido compartilhar opiniões e testemunhos sobre marcas, produtos e serviços.

Por outro lado, a sua empresa jamais poderá falhar nas etapas de captação, venda e pós-venda. É fundamental manter os clientes sempre satisfeitos e incentivá-los a se tornarem embaixadores das marcas gerando novas conexões e mais vendas.

5 – Explore o site da empresa

O erro de muitas empresas é deixar o seu site oficial abandonado ou nas mãos somente do webdesigner. O site precisa ser renovado e atualizado sempre, e pense seriamente em incluir um blog informativo estacionado no domínio principal do site da corporação.

Saiba aproveitar todas as possibilidades que o seu site pode oferecer, aplique técnicas de Inbound Marketing, incluindo o de marketing de conteúdo e SEO para posicionar o site da sua empresa da melhor forma nos resultados do Google.

É importantíssimo aplicar as técnicas certas de SEO (Search Engine Optimization) e de direcionamento SEM via pagamento de anúncios.

Nos dias atuais, existem grandes estratégias de marketing digital e de conteúdo para atrair clientes e visitantes para o site da empresa, incluindo ações de uso de palavras-chaves para o Google, Facebook, Twitter, Linkedin e outras redes sociais.

O site da empresa ainda pode oferecer bônus digitais como vídeo aulas gratuitas, planilhas, aplicativos e ebooks.

​6 – Fortaleça sempre a imagem da marca

Um fator muito importante para a empresa que está compreendendo todas as dicas apresentadas neste artigo, é pensar a respeito da imagem da marca. A marca está presente na embalagem do produto, na comunicação do serviço, no evento de apresentação da empresa e entre outros ambientes.

É indicado também que exista interação entre marca e consumidor no comportamento do consumidor. Tradicionalmente, todo mundo acha legal a presença da marca Coca-Cola nos pontos de vendas do McDonald’s, e todo mundo curte comer e beber expressando o status dessas marcas. Percebeu a interação?

7 – Faça promoções, promoções e mais promoções

No último estágio da aplicação das maravilhosas dicas para atrair clientes, faça promoções para promover ofertas de produtos e serviços. As promoções permitem acelerar a geração de valor para o processo de reconhecimento de um produto e melhorar a jornada de compra do cliente.

A promoção também ajuda a otimizar a geração de leads, reduz o tempo de trajeto do cliente potencial até o produto e permite a construção daquela interação positiva entre cliente e marca.

Dica bônus

Construa autoridade para a marca de sua empresa. A autoridade é um dos principais gatilhos para atração de consumidores.

Lembra daqueles comerciais de pasta de dente que afirma “dez entre dez dentistas recomendam este creme dental?”. Ou melhor: “tubos e conexões é Tigre”, entre outros exemplos.

A autoridade é construída através de argumentos, oferta de soluções, informações sérias e contundentes e a prova social que a sua empresa domina o assunto a formatação da solução através do produto certo.

A autoridade também é construída por meio de recomendações de outros especialistas que reconhecem o poder da marca e a efetividade do uso dos produtos e serviços de sua empresa.

Quando a empresa também se torna em fonte segura de informação, notícias e referência para aquisição de produtos, podemos afirmar que a autoridade está cada vez mais consolidada.

O gatilho mental relacionado à autoridade exige conhecimento, experiência e resultados focados no reconhecimento da marca.

Conclusão

Neste artigo apresentamos sete dicas preciosas para a sua empresa aprender a atrair clientes para comprar mais de sua marca a curto, médio e longo prazo, podendo ainda fidelizar os clientes tornando-os embaixadores da marca.

As pessoas não buscam somente por um produto ou serviço, elas buscam por soluções para seus produtos, por boas experiências e por status de aceitação social.

Se você precisa de um carro para ir trabalhar todos os dias, você pode escolher o automóvel pelo preço, pela performance e pelo status que a marca do automóvel expressa perante a sociedade.

Neste caso, além de resolver a necessidade de se locomover, a aquisição do automóvel atenderá outros níveis de necessidades e desejos. Compreenda essas variantes antes mesmo de pensar em criar uma oferta de sua empresa no mercado.

Atualmente, o produto não se resume somente no produto em si, mas em todo o conceito, estilo e comportamento que ele desencadeia e gera na vida do consumidor.

É importante você seguir as dicas elucidadas neste artigo e também busque desenvolver novas estratégias de atração de clientes como forma de dignificar o posicionamento da marca de sua empresa e acelerar o processo de venda, bem como de atendimento junto ao cliente final.

Afinal, atrair mais clientes é atrair mais pessoas para conhecer e comprar de sua empresa, e essa relação precisa ser positiva.

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
5/5 - (1 vote)