Certamente você já ouviu falar sobre Business Intelligence, mas será que sabe exatamente o que significa? E mais, sabe qual é a real importância do BI para sua empresa e todos os benefícios que esse processo pode proporcionar ao seu negócio? Se a resposta for não então você vai descobrir nesse artigo.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligent (BI) não é uma ferramenta ou um software. BI é um conjunto de técnicas e conceitos específicos que formam um processo no qual o principal objetivo é entregar a informação certa para a pessoa certa, no momento certo.

estrategia-de-desempenho-de-negocios-de-kpi Business Intelligence: Tudo que você precisa saber

O processo completo exige a coleta, organização e análise de informações, a elaboração de relatórios e o posterior acompanhamento e atualização. O Business Intelligence fornece informações imprescindíveis para a tomada de decisões orientadas por dados e evidências.

Como funciona o Business Intelligence?

O primeiro passo para o funcionamento do conceito BI é a coleta e organização das informações, reunindo-as de maneira que façam sentido juntas e se complementem. Após essa fase é preciso analisar todos os dados encontrados e disponibilizá-los de maneira visualmente compreensível.

O gestor recebe essas informações e pode iniciar sua própria avaliação sobre o conteúdo para identificar oportunidades ou necessidades de melhoria. O último passo é o monitoramento dos dados onde será possível acompanhar a evolução da empresa com base nas análises realizadas inicialmente.

Essa análise do passado e o monitoramento constante permitem às empresas criar um planejamento para o futuro. É possível estabelecer metas alcançáveis e acompanhar os resultados.

Ferramentas de Business Intelligence

Como você pode perceber Business Intelligence é um conceito que pode ser aplicado utilizando qualquer ferramenta, até mesmo uma planilha de Excel de controle de estoque.  Mas obviamente em uma época tão tecnológica como a nossa, ignorar os benefícios que a Inteligência Artificial pode nos proporcionar seria, no mínimo, irresponsabilidade.

Conhecendo o conceito de BI empresas criaram ferramentas baseadas nas técnicas e estruturas relacionadas. A ideia central é que o gestor consiga visualizar completamente a situação da empresa em poucos segundos olhando para um dashboard (painel de indicadores), e dessa forma ter acesso a todas as informações relevantes para tomar decisões inteligentes, tendo como base os fatos e números da empresa.

Esse conceito de Business Intelligence pode ser aplicado em ferramentas de diversos setores de uma empresa e ser altamente eficiente no que se propõe, facilitando bastante a gestão do negócio.

BI na gestão financeira

O conceito de Business Intelligence é bastante utilizado nos sistemas de gestão integrados ERP, que unificam o registro de todas as informações financeiras da empresa em um software e organizam os dados, apresentando-os de maneira visualmente facilitada para que o gestor identifique claramente a situação financeira do negócio.

Essas ferramentas auxiliam o dia-a-dia da empresa, aumentando a produtividade de muitos setores como vendas, contabilidade, controle financeiro, estoque e clientes. Além disso, permitem o acesso às informações de qualquer lugar ou em qualquer horário, sendo necessário apenas o uso de equipamento com acesso à internet. Oferecem ainda segurança das informações e garantia de funcionamento com os sistemas de servidores em rede.

BI no relacionamento com os clientes

Outro segmento que já utiliza bastante o Business Intelligence é o de gerenciamento do relacionamento com o cliente, através do Sistema CRM. Esse sistema é um software de gestão com foco no cliente, que reúne as atividades de maneira organizada e integrada.

O objetivo do sistema CRM é entender e antecipar as necessidades de clientes em potencial de uma empresa específica e assim, poder criar produtos e experiências relevantes para o público-alvo.

As informações registradas pelo departamento comercial da empresa formam um banco de dados rico em informações relevantes sobre os clientes, que pode ser consultado quando for preciso tomar decisões importantes para a empresa.

BI na Gestão de Projetos

Empresas que trabalham com muitas tarefas simultâneas e com muitos colaboradores ou funcionários precisam de uma ferramenta que auxilie a organizar todos esses projetos, estabelecendo prazos, prioridades e designando os responsáveis. Tudo isso de maneira clara e objetiva para não haver dúvidas quanto às informações e responsabilidades.

E o conceito de Business Intelligence também está inserido em ferramentas de gestão de projetos que reúnem e organizam todas as tarefas de uma empresa e permitem a visualização clara das informações. Essa é a maneira ideal de manter o controle adequado sobre o trabalho da empresa.

O conceito Business Intelligence é altamente eficaz no gerenciamento de qualquer empresa auxiliando muito o processo de tomada de decisões e possibilitando o aumento da produtividade do negócio.

*Conteúdo escrito pela equipe da GestãoClick.

funil-de-vendas Business Intelligence: Tudo que você precisa saber
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis