A conquista de um novo cliente costuma ser bastante comemorada na sua empresa, não é? Certamente, é porque todos sabem o grande esforço que foi necessário para conseguí-lo.

O problema é que, muitas vezes, um novo cliente demora muito tempo para trazer o retorno esperado. Em contrapartida, um cliente atual, que já confia na sua marca, demanda menos investimento e pode ser crucial para os resultados positivos da sua empresa.

Um cliente novo é bom… mas custa caro!

Entenda porque investir na fidelização de clientes pode ser a melhor alternativa!

Prospectar clientes é essencial, tanto para ampliar sua base, mas especialmente para garantir a sustentabilidade da empresa, já que o ciclo de vida de todo consumidor é finito.

No entanto, o processo de captação de novos clientes passa por muitas etapas, o que pode levar muito tempo até a primeira compra e fazer com que o retorno seja inferior ao investimento. Isso ocorre, principalmente, quando o esforço para atrair este cliente resulta em uma única venda, simplesmente porque sua empresa não pensou na manutenção desse relacionamento.

Estima-se que o custo para captação de um novo cliente seja 5x maior do que para manter um cliente atual. Além disso, a receita trazida pelos clientes fiéis chega a corresponder a 80% do faturamento de uma empresa.

Por esse motivo, muitos gestores já perceberam que, embora a captação de novos clientes seja importante, o grande tesouro da empresa são os clientes fiéis, e passaram a direcionar sua maior energia para a fidelização de clientes.

Sucesso do Cliente

Poucas empresas se destacam pelo produto que oferecem ou pelo preço que praticam, já que, em pouco tempo, a concorrência se equipara.

Uma das melhores maneiras de se aproximar e fidelizar é promovendo o Sucesso do Cliente, ou seja, ter como principal objetivo da empresa que o cliente atinja suas próprias metas, facilitando e oferecendo recursos para esta conquista.

Para que isso seja possível, os esforços de todas as esferas da empresa devem estar direcionados para garantir a melhor experiência ao cliente. A cultura do Encantamento deve estar presente em todos os setores: desde o SAC, Comercial, Marketing, Administrativo, Financeiro e, principalmente, na Diretoria.

Técnicas práticas de Fidelização

Além de estimular o vínculo com o cliente, as ações de Fidelização podem contribuir para o aumento do ticket médio da sua empresa.

1. Relacionamento próximo

Para conquistar a confiança do seu cliente, você deve fazê-lo se sentir único. Na comunicação, use o nome dele e fale sobre coisas de seu interesse. Coloque sua marca nos lugares que ele frequenta e esteja sempre à disposição para atendê-lo.

2. Descontos

Ofereça condições diferenciadas para os clientes recorrentes. Sempre que possível, dê descontos de acordo com a quantidade de produtos comprados ou conforme o tempo de relacionamento com a sua empresa.

3. Pontuação

Programas de fidelidade são muito interessantes! Você pode criar sistemas de pontos, em que ele pode trocar por produtos ou descontos a cada valor gasto.

Por exemplo: a cada R$ 100,00 você ganha 10 pontos, e a cada 50 pontos troque por um produto.

4. Brindes e Prêmios

Distribuir brindes personalizados, promover sorteios e outras ações que presenteie seu cliente fiel são sempre bem-vindas!

Eles se sentirão reconhecidos e motivados a manter esse relacionamento.

Mensure os resultados

Mensurar os resultados garante que você identifique possíveis falhas com antecedência e possa otimizar o processo.

Quando você monitora cada etapa do relacionamento com o cliente e sua jornada de compra, passa a conhecê-lo profundamente e entender suas motivações, coletando subsídios para criar novas estratégias de fidelização.

Mais clientes novos

Uma das grandes vantagens de fidelizar clientes é conquistar promotores para sua marca.

Clientes fiéis e satisfeitos tornam-se vendedores voluntários, tendo papel importante na captação de clientes novos e muito engajados, principalmente quando recebem a indicação por pessoas em quem confiam.

Invista seus melhores recursos no relacionamento e fidelização do seu cliente: além de reduzir o custo de captação, você ainda gera reconhecimento para sua marca.

Um cliente novo é bom… mas um cliente fidelizado é ainda melhor!

 

*Conteúdo escrito pela equipe da Marka Fidelização, líder no Brasil em soluções para fidelização de clientes.

funil-de-vendas Um cliente novo é bom... mas custa caro!
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
Avalie este post