Sua equipe se comunica?

A efetividade da comunicação interna diz muito sobre sua empresa e reflete, diretamente, nos resultados atingidos. Confira algumas dicas que irão ajudar sua equipe a se comunicar melhor!

Desde a época da escola, temos ouvido sobre a história da comunicação e como ela foi – e ainda é – importante para a evolução humana. No estudo das figuras de linguagem, aprendemos sobre os Elementos da Comunicação, você se lembra?

Contexto: situação que relaciona emissor e receptor

Emissor: quem envia a mensagem

Mensagem:informação enviada

Receptor: quem recebe a mensagem

Canal: meio por onde é enviada/recebida a mensagem

Código: linguagem utilizada para transmitir

Com a ajuda da tecnologia, é evidente que o processo tem se transformado e hoje podemos contar com milhares de alternativas para o canal e codificação dessa mensagem.

Mas, será que essa mudança tornou a comunicação mais eficaz?

Um estudo organizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI), em 2010, apontou que 76% das empresas considera a falha de comunicação como o principal motivo pelo fracasso de seus projetos.

Sinais de que a comunicação anda mal

Alguns problemas, internos ou externos, podem ser indícios de uma possível ruído no processo de comunicação da equipe: 

  • Prazos não cumpridos
  • Metas não atingidas
  • Informações distorcidas
  • Fofocas e boatos

Gestor, você dá o exemplo?

Alguns gestores atribuem a falha na comunicação à falta de tempo, mas esquecem de duas coisas muito importantes:

  • A equipe é seu principal ativo

A equipe representa sua empresa e deve estar alinhada com seus objetivos. Recrutar, treinar e motivar demandam tempo e dinheiro, mas são indispensáveis para a sustentabilidade do negócio.

  • O retrabalho é seu pior inimigo

Quando você negligencia alguma parte importante do processo, ela precisará ser feita em outro momento. A economia de tempo para comunicação agora, origina uma sucessão de falhas e ficará bem maior no futuro, exigindo ainda mais do seu tempo.

As consequências disso são o desperdício de recursos, falta de produtividade, falta de reconhecimento do trabalho e, consequentemente, o clima negativo na empresa.

A equipe precisa sentir segurança para expressar qualquer descontentamento e acreditar que você vai considerar suas demandas.

Ainda que, no momento, não seja possível atender àquela solicitação, é importante ser transparente e justificar sua posição.

Facilitando o trabalho do colega

Numa equipe, geralmente há um fluxo de trabalho, em que cada pessoa fica responsável por uma etapa do processo e assim complementa ao trabalho do outro.

 

De que forma uma pessoa “passa o bastão” para outra?

Todos estão confortáveis com o processo?

Pode ser que alguém já tenha tido alguma ideia para melhorar a operação, para si ou para os colegas, mas, por vergonha, medo ou falta de oportunidade, nunca pôde dar sua contribuição.

Atenção!

Caso a sua empresa já possua uma cultura colaborativa, verifique de que forma isso é feito.

Observe que, com alguns métodos, as pessoas podem não ficar tão à vontade e, inclusive, internalizar as críticas de forma pessoal.

Comunicando mais e melhor

Para melhorar a maneira como sua equipe se comunica, elencamos algumas dicas que você pode adotar:

#1 Ouvir e falar

Todos devem ter oportunidade de falar – e ter pessoas dispostas a ouvi-los, genuinamente.

Pode ser através de encontros interativos, pesquisas de clima, dinâmicas de grupo, feedbacks construtivos ou meios digitais. Conheça sua equipe e viabilize um canal de comunicação conveniente para todos.

#2 Inovar

As gerações contemporâneas se comunicam de maneira diferente e seria tolice limitá-los. Esqueça as reuniões entediantes e torne o processo mais dinâmico: desenvolva o hábito de usar meios instantâneos de comunicação, como e-mail, whatsapp, chat e vídeo chamadas.

#3 Documentar

É importante que toda a troca de informações profissionais seja documentada, assim, todos têm acesso a qualquer momento e evita dificuldade de interpretação.

Abandone as planilhas confusas e adote ferramentas intuitivas de calendário virtual, gerenciamento de tarefas e CRM.

O que acontece quando a equipe se comunica?

A comunicação é algo inerente ao ser humano e quando isso acontece em uma equipe de vendas, todos ficam cientes da sua importância e se envolvem com o que acontece na empresa. Quando confiantes e bem informados, estabelecem vínculos, favorecendo o senso de pertencimento. Isso reflete em sua satisfação pessoal e no relacionamento com os clientes.

O resultado disso? Motivação da equipe e mais resultados para sua empresa!

funil-de-vendas Como está a comunicação da sua equipe?
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Quero experimentar grátis
Avalie este post