Olá,

Com o crescimento das mídias sociais, vícios “internáuticos”, volume de informações, desespero das pessoas buscando fórmulas mágicas para o sucesso, dinheiro e resultado imediato, muitos tem sido os que se aproveitam desta dores humanas para seduzir “você” com mais uma metodologia milagrosa. De certa forma, eles não estão errados, só estão sendo oportunistas de uma amarga realidade.

Todos os dias explicamos para muitas pessoas que nos procuram que: funil de vendas não é o que estão dizendo por aí. Funil de vendas não é ficar capturando leads em uma landing page ou enviando emails marketing nutrindo-os, ou  até mesmo fazer iscas digitais como vídeos que seduzem um “pobre coitado” a cair no conto do vigário, iludindo-os com promessas de resultado imediato. Isto tudo pode até funcionar para você que está lendo esta matéria e para alguns segmentos específicos, porém, todas estas coisas são atividades do marketing de conteúdo / digital e este tipo de estratégia é apenas mais um dos diversos canais de vendas que seu negócio pode ter.

O verdadeiro significado de funil de vendas, consiste na construção das etapas do processo comercial: da prospecção ao fechamento de negócio. Toda venda é resultado de um processo, portanto, é necessário definir passos que mostrem aos vendedores o que devem fazer para obterem êxito em sua meta.

Funil de vendas é a tradução da palavra pipeline sales e esta metodologia já existe a mais de 80 anos.

O Marketing Multinível é o principal responsável por esta má interpretação, pois em seu modelo de negócio, todos precisam capturar oportunidades e dissipar rapidamente suas ofertas de forma automatizada, chamando isto de funil de vendas.

Funil-do-Marketing Funil de vendas não é o que estão dizendo por aí!

Acreditamos em uma abordagem de vendas que envolve o cliente em um relacionamento mais pessoal e uma execução consistente das rotinas comerciais, não tenho nada contra o marketing de conteúdo / digital, até usamos ele como uma forma de atrair os leads, porém como disse, pode funcionar muito bem para um segmento, mas para outro, não com tanta eficiência.

Em resumo, funil de vendas é usado para os gestores e vendedores gerenciarem as oportunidades dentro do processo comercial, sabendo exatamente:
• Qual a taxa de conversão: oportunidades que entraram Vs as que foram ganhas
• Em qual etapa estão perdendo mais negócios
• Quantas oportunidades são necessárias para alcançar a meta
• Quais os canais de vendas mais eficientes para atrair e converter negócios
• Qual o esforço e atividades realizadas para obter o resultado, etc.

A análise dos indicadores do funil de vendas irá revelar informações para seu Poder de Ação sobre as estratégias de comerciais.

Sendo assim, defina o funil de vendas de seu negócio para gerenciar a abertura de novos clientes e gestão da carteira existente, sem dúvida você ficará surpreso com o resultado que irá alcançar.

funil-de-vendas Funil de vendas não é o que estão dizendo por aí!
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis