Skip to main content

Este é um mapa que ajuda a organizar visualmente os negócios da empresa que está em andamento, o pipeline de vendas é um recurso útil para o departamento comercial, é neste mapa que encontramos informações relacionadas às etapas das negociações, por exemplo, proposta, negociação e fechamento, confira abaixo!

O que é pipeline de vendas?

Se refere a um mapa das etapas que formam o processo de vendas, as negociações são movimentadas através dos pipelines, no primeiro contato é encaminhada uma proposta comercial, à medida que o processo comercial avança, os clientes vão mudando de estágio. 

Esta é uma ferramenta extremamente eficaz para o time de vendas, que consegue manter organizadas as etapas das negociações, este procedimento ajuda empresas que possuem um elevado volume de negociações, também é importante que a liderança tenha acesso às informações sobre o processo de vendas. 

Devemos destacar que, o pipeline de vendas não é o mesmo que funil de vendas, há diferenças entre os métodos, o pipeline são as etapas do processo de vendas, já no funil de vendas podemos acrescentar a jornada de compras do cliente.

É necessário que um profissional de marketing e vendas completo, saiba trabalhar com as duas metodologias, para conseguir leads qualificados e por consequência, aumentar o volume de vendas de sua empresa. 

Quais seus benefícios?

Ter um time de vendas organizado com informações centralizadas, é de grande importância para as empresas, até porque ajuda na tomada de decisões, o CRM traz também outros benefícios conforme mostraremos a seguir: 

1º Acompanhe as negociações que estão em aberto 

É necessário ter controle sobre a quantidade de negócios que estão em andamento, você também consegue identificar em qual etapa cada negociação se encontra, assim, a área de vendas torna-se mais previsível, podendo inclusive tomar decisões baseadas em números.

2º Define valor para as suas oportunidades 

É importante conhecer bem a qualidade das oportunidades, para que seja possível superar falhas de qualificação, que podem atrapalhar o faturamento da empresa.

3º Detecte o tempo médio para fechamento de uma venda 

Estudar o tempo médio que uma empresa leva para fechar o contrato, é imprescindível para garantir previsibilidade e também para definir uma margem de lucro para a empresa, você pode obter insights relevantes para o crescimento de seu negócio. 

4º Mantenha o processo de vendas padronizado 

Se os processos estão devidamente alinhados, todos podem ter conhecimento em tempo real das etapas dos processos de vendas, todas as equipes estarão alinhadas com o mesmo objetivo. 

Quais as etapas do pipeline de vendas?

É importante saber que as empresas trabalham de forma diferente, os pipelines nos negócios também são diferentes, as etapas costumam ser entre 6 e 7 aproximadamente, é sempre bom respeitar os objetivos e metas que a empresa deseja cumprir. 

Esta é uma dinâmica complexa, principalmente quando se trata de B2B, pois estão envolvidos diversos fatores, sendo que os mais comuns são: volume de negociações em aberto, ciclo de vendas e ticket médio, veja quais são os estágios mais frequentes para o pipeline:

1º Primeiro contato 

É o primeiro contato com o Lead, este contato geralmente é realizado através do whatsapp, telefone ou e-mail, é importante escolher canais que realmente fazem mais sentido para a empresa e que o público-alvo esteja presente. 

2º Follow up 

Garante que o contato seja contínuo, neste caso pode ser e-mail, mensagem ou telefone, tenha cuidado com exageros e apenas encaminhe mensagens que tenham um propósito.

3º Proposta 

Nesta etapa, a proposta comercial é então oferecida ao possível comprador, onde o prospect pode se tornar seu futuro cliente, elabore uma proposta eficiente com números e portfólio. 

4º Negociação 

Esta é uma etapa necessária, pois ajuda a vencer alguma possível objeção que o cliente possa ter, aqui também é fundamental alinhar os preços com as expectativas que o cliente pretende alcançar com seu produto ou serviço. 

5º Fechamento 

É o momento da assinatura do contrato, para que não haja erros, procure esclarecer o máximo de dúvidas que o cliente ainda possa ter sobre seu produto ou serviço, peça para que ele possa assinar e confirmar as informações. 

Como a sua construção é realizada?

Antes de dar início à parte prática, é essencial ter todas as informações úteis para que esta construção seja feita e que traga resultados eficientes:

Itens importantes 

As informações importantes incluem: lista de prospects, processo de vendas, metas de receitas, não esqueça também dos vendedores que fazem parte do processo de negociação.

Use um CRM de vendas para organizar 

É um procedimento extremamente necessário para empresas que possuem um grande número de vendedores, as informações e interações podem ser consultadas em uma planilha, através de um bom CRM é possível:

 

  • controlar diversos modelos de negócios;
  • criar ações automatizadas;
  • registrar informações importantes;
  • mudar o contato de posição.

Estabeleça os estágios do pipeline 

Para evitar uma sobrecarga, é necessário dividir em etapas menores, que podem ser diárias ou semanais, vale destacar que a lista de tarefas pode ser adaptada de acordo com as necessidades do time de vendas.

Atualize o pipeline 

Após finalizar a construção do pipeline, é hora de deixá-lo com as informações atualizadas, é necessário incluir contatos novos, para que as etapas possam ser movidas, é fundamental que a liderança incentive a equipe para que todos possam atualizar as informações constantemente. 

Não se esqueça de fazer revisões e melhorias para manter o crescimento de sua empresa, os indicadores do pipeline de vendas também devem ser monitorados. 

Quer superar seus desafios em vendas?

Além de aprender a lidar com o pipeline de vendas, através do nosso funil de vendas CRM sua empresa será capaz de bater metas todos os dias, nosso sistema é simples e essencial, é extremamente útil para: 

 

  • Fazer o gerenciamento de equipe e processo de  vendas B2B / Consultiva; 
  • Excluir planilhas e ausência de controle;
  • Conhecer os indicadores de vendas mais necessários;
  • Aproveitar as oportunidades de venda;
  • Conseguir alcançar as metas. 

A gestão do processo de vendas é simplificado, onde você consegue colocar mais de um usuário que poderá acompanhar todo o processo, acompanhe em tempo real seus indicadores e tenha leads qualificados para a sua empresa.

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
5/5 - (1 vote)