Para que uma empresa se torne mais produtiva e comece a faturar mais, ela precisa aprender como diminuir o ciclo de vendas da sua equipe comercial.

O ciclo de vendas, para quem não conhece, é toda a jornada que o consumidor faz antes de se tornar um cliente. O ideal é ter um ciclo curto e lucrativo. Assim, é possível vender várias vezes ao dia e ganhar bastante em cada venda.

Mas como diminuir o ciclo de vendas de uma empresa? Que tipo de ação realizar para isso? Veja a seguir!

1. Invista em nutrição de leads para diminuir o ciclo de vendas

Saber como fazer email marketing é metade do segredo para descobrir como diminuir o ciclo de vendas de um time comercial. Isso porque, hoje em dia, o contato via e-mail é essencial para tornar a negociação mais facilmente.

Isso acontece por causa de um processo chamado de nutrição de leads. Trata-se de enviar conteúdo customizado com base no comportamento da pessoa para poder oferecer o estofo intelectual para que a pessoa realiza uma compra.

Este é um exemplo de carta que enviamos automaticamente quando as pessoas baixam nosso Canvas Funil de Vendas. Ela tem o objetivo de agradecer o usuário e ao mesmo tempo reforçar os benefícios que ele terá em usar a ferramenta. Estas cartas de nutrição ajuda diminuir o ciclo de vendas e faz com que o vendedor na abordagem possa até citar sobre o material enviado automaticamente.

Carta canvas funil de vendas

Por exemplo, consiste em ensinar como um produto funciona, quais as vantagens de utilizá-los e como derrubar as objeções mais comuns que os consumidores levantam para os seus produtos.

Pense no lead como uma pessoa que precisará correr uma grande quantidade até chegar ao seu destino. Por isso, quanto mais nutrida, melhor.

2. Crie um sistema de qualificação de leads

A qualificação de leads é essencial para quem quer aprender como diminuir o ciclo de vendas da empresa.

Isso porque a qualificação cria uma maneira simples e eficaz de entender quando cada lead está pronto para ser abordado e quando outros não estão. Isso dá a margem para que as empresas possam voltar ao estágio de nutrição e produzir conteúdo até que aquela pessoa dê o passo certo e esteja qualificada para ser abordada no momento mais propício para a conversão.

Um bom sistema de qualificação de leads coletará o máximo de informações possíveis sobre cada lead e dará uma nota com base no comportamento daquele lead e no seu valor potencial.

Por exemplo, se sua empresa trabalhar no mercado B2B, o gerente comercial de uma companhia de grande porte é um lead com maior potencial do que uma pessoa física. Por isso, vale mais a pena direcionar os esforços no primeiro do que no segundo.

Aqui no Funil de Vendas aproveitamos em todas as chamadas para ação  (CTA – Call To Action) de materiais, para solicitar dados como:

• Nome da pessoa
• Empresa
• e-Mail
• Telefone / Celular
• Cargo

Estes são os campos padrões para todos os materiais. Já no caso para teste de nossa plataforma CRM, usamos um formulário com 22 questões e por incrível que pareça, este formulário possui 47% de taxa de conversão. Para os padrões de conversão de formulários WEB, podemos dizer que é uma excelente taxa.

Mas como sempre, tudo pode melhorar. Constantemente trabalhamos com experimentos para melhorar as taxas de conversão, retenção do usuário, etc.

Nosso formulário de Demonstração:

demo funil de vendas

Levantamos os dados do Google Analytics Vs Funil de Vendas. Este gráfico apresenta 1.999 visitantes únicos nesta sessão do site e logo após os dados de nosso CRM confrontados com o mesmo período de 01.08.2019 à 30.11.2019.

analytcs demo

Entradas de Leads em nosso Funil de Vendas CRM:

analytics funil

3. Invista na capacitação do time de vendas

Parte da razão pela qual certos ciclos de venda são longos está nos leads, que ainda não estão prontos para fechar negócio.

No entanto, outra parte está nos vendedores, que não têm capacidade técnica para vender em situações mais difíceis ou que fogem do comum.

Por isso, vale a pena investir em treinamento para tornar a sua equipe ainda mais eficaz e capaz de conquistar os melhores resultados possíveis.

Todo mês temos uma turma de nosso consagrado treinamento Funil de Vendas Infalível. Geralmente nossos clientes usam os treinamentos abertos que ministramos, para capacitar o time de vendas ou até mesmo para consumir o conteúdo e repassar para a equipe. Este é o link do treinamento.

Veja o depoimento de quem já participou:

Pesquise por grandes nomes das vendas e pelos melhores cursos do assunto para poder tornar o seu time o mais capacitado possível para atuar no seu mercado de trabalho.

4. Use a técnica Smarketing na sua empresa

O Smarketing é um termo novo, mas que já tem causado bastante barulho em vários lugares do mundo.

Trata-se da junção do “Sales” com o “Marketing”. Ou seja: do setor de Vendas com o setor de Marketing.

A ideia é exatamente isso que você imaginou: acabar com a barreira entre os dois setores e fazer com que eles trabalhem juntos.

Ao aproximar o marketing e o setor de vendas, você melhora a sinergia interna da empresa e ainda garante mais eficácia para todos os envolvidos, uma vez que poderão aprender melhor sobre o que é necessário para transformar aquela empresa em uma máquina de vendas.

5. Tenha sempre um case de sucesso disponível

O processo de vendas é uma eterna negociação entre provar valor constante do seu produto. É necessário mostrar que ele funciona, como ele funciona e que é a solução ideal para solucionar a dor do lead.

No entanto, nenhuma arma é tão poderosa para isso como um bom case de sucesso, preferencialmente com provas e evidências de que o seu produto foi eficaz para algum outro cliente.

Por exemplo, suponha que você venda um software de automação de linha de produção. É possível que muitos clientes levantem a objeção de que não querem investir no programa agora pois é “caro demais”.

[Exemplo de Case que usamos aqui no Funil de Vendas]

Vale a pena, portanto, ter o case de sucesso de outro cliente que investiu no software e diminuiu seus custos de produção em, digamos, 30%. Isso mostra como comprar o aplicativo vale a pena e diminui as objeções dos leads, facilitando o processo de venda.

Seguindo essas 5 estratégias, fica muito mais fácil diminuir o ciclo de vendas da sua empresa. Aos poucos, seu negócio começará a fechar vendas mais rapidamente, o que aumentará a produtividade, as metas serão batidas e a companhia começará a ter muito mais receitas.

E aí, o que achou das estratégias? Comente abaixo com a sua opinião!

Artigo desenvolvido pela equipe da Seo Hacks.

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
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