Os filmes também podem ser uma importante fonte de conhecimento, se você trabalha com vendas, confira este artigo onde listamos 8 filmes imperdíveis para vendedores!

O mundo das vendas possui diversas vertentes e sua transformação é contínua. Ao longo dos anos, inúmeros cineastas retratam esse universo na prática. 

Por isso, os filmes pode sim, ser uma importante fonte de conhecimento para os vendedores que desejam aprender as melhores práticas da profissão e até mesmo as práticas não recomendáveis.

São filmes dos mais diversos gêneros comédia, drama, romances, suspense e até mesmo ação. 

Então, que tal aproveitar as horas vagas, estudar e aprender mais sobre o mundo das vendas? Neste artigo listamos os 8 principais filmes para vendedores. Confira a seguir!

8 filmes imperdíveis para vendedores

Carros Usados

O filme de 1980 retrata a imagem de um vendedor capaz de tudo para lucrar. Uma importante reflexão sobre os conceitos morais e éticos no mundo das vendas. 

Além disso, o filme retrata a imagem que os profissionais da área tinham na época. 

A comédia da década de 80, apresenta em seu enredo um vendedor de carros usados que têm como objetivo concorrer ao Senado, porém, diversos empecilhos surgem no decorrer do caminho. 

Apesar de repleto de clichês sobre vendas, o filme é ótimo para dar ótimas risadas e se lembrar de uma conduta inadequada profissionalmente. 

O Lobo de Wall Street 

O filme estrelado por Leonardo Di Caprio, de Martin Scorsese, retrata a vida de um corretor em meio à insegurança da bolsa de valores. 

O filme é exatamente o contrário de politicamente correto, contém cenas de nudez e apresenta atitudes totalmente amorais. 

No entanto, vale a pena! São 02h59 de filme, que, inclusive, foi indicado ao Oscar no ano de 2014. Um dos clássicos do cinema! 

Jordan Belfort (Leonardo Di Caprio), trabalha em uma grande corretora de Wall Street e após longos seis (6) meses de trabalho árduo, se vê desempregado por conta de uma queda na bolsa de valores. 

É neste momento que ele tem um grande insight, dando a volta por cima ao criar sua própria empresa ao lado de seus amigos, o que lhe rendeu milhões de dólares. 

Um importante filme para os aficionados por cinema e para identificar aspectos de conduta não exemplares. 

À Procura da Felicidade

O filme estrelado por Will Smith contempla o pódio dos campeões de bilheteria. Baseado em uma história real, o filme está repleto de ensinamentos e é um dos filmes imperdíveis para vendedores!

Com tamanha relevância, produzimos um conteúdo dedicado ao mesmo: O que Will Smith pode nos ensinar sobre vendas? 

Seu enredo é baseado na vida de Chris Gardner, um vendedor de equipamentos radiológicos que vê todo seu investimento minar ao perceber que seu produto está ultrapassado. 

Sua esposa o abandona, ele precisa cuidar de seu filho sozinho e encontrar uma fonte de renda. Se você gosta de um bom drama, este o filme certo. 

Com muito esforço e dedicação, ele consegue ser contratado por uma grande empresa após apresentar ótimos indicadores. 

O filme é capaz de arrancar lágrimas até dos menos sensíveis e apresenta grandes lições. 

O Sucesso a Qualquer Preço

O longa de 1992 é um dos filmes imperdíveis para vendedores, pois retrata um ambiente de trabalho com alta competitividade nas vendas. 

Em uma corretora de imóveis, vendedores são incentivados a elevar seus resultados, para isso, prêmios e “punições” são colocados em pauta: para o 1º colocado um Cadillac Eldorado, para o 2º, um jogo de facas para churrasco e para o 3º, a demissão. 

O filme é sim um clássico do mundo das vendas, porém, não apresenta nenhuma tática inovadora ou mesmo inspiradora. 

Porém, de qualquer maneira, vale muito a pena para os profissionais da área, afinal, referencial é tudo. 

Os Rivais

Mais um longa sobre vendas que tem como gênero a comédia. Os Rivais retrata a rivalidade acirrada entre dois vendedores de tapume de alumínio. 

Retratado na década de 60, o filme nos faz lembrar sobre antigas práticas como as vendas porta a porta. 

Além disso, a narrativa descreve o fim de uma era, com a criação da comissão de vendas de Baltimore, um marco que pôs fim à era das trapaças no mundo das vendas. 

Atitudes inclusive comuns aos protagonistas do filme, com práticas e atitudes totalmente questionáveis. 

*Não encontramos o trailer disponível no YouTube.

Seize the Day

O longa de 1989 descreve a vida de Tommy Wilhelm (Robin Williams), Tommy é um talentoso vendedor, porém, quando perde seu emprego é obrigado a se reinventar profissionalmente. 

Ao seu mudar para Nova York ele encontra um novo emprego, porém, apesar de bem sucedido ele percebe que há muitas habilidades que precisa desenvolver ainda. Tanto em seu âmbito pessoal como profissional. 

O filme traz uma importante reflexão sobre a influência e importância da inteligência emocional em nossa vida. Por isso, é um dos filmes imperdíveis para vendedores!

Diamond Men

Você já se imaginou abrindo mão de sua profissão após longos anos de dedicação? Essa é a realidade de Eddie (Robert Forster), um vendedor que trabalha há mais de 30 anos vendendo joias na estrada. 

Ele é acometido por um ataque cardíaco, o que o torna inelegível para o seguro, extremamente necessário devido ao valor dos produtos que ele vende. 

Eddie se vê então, obrigado a passar seus ensinamentos adiante ensinando o jovem Bobby (Donnie Wahlberg), Bobby por sua vez, não possui experiência alguma. 

Os dois caem na estrada, o que proporciona aos espectadores ótimas risadas também.

A lição de Diamond Men é que sempre temos algo para aprender e ensinar. 

Um Negócio Nada Seguro 

Se você é daqueles que prefere filmes mais atuais, Um Negócio Nada Seguro (2011) é uma ótima indicação. 

Tim Lippe (Ed Helms) é um vendedor de seguros em uma pacata cidade do interior e se vê rumo à sua primeira convenção de vendas. 

Tim nunca viajou de avião ou se hospedou em um hotel, somente nestes aspectos boas risadas são garantidas. 

Porém, o filme apresenta também uma reflexão sobre a importância do trabalho em equipe e do networking. 

Ele se depara com um mundo de vendas totalmente desconhecido e personalidades totalmente avessas à dele. 

Além dessas dicas, separamos também um ótimo webinar caso esteja buscando aprimorar suas técnicas de vendas: Inovação – A chave para vender mais

Descubra como a inovação pode ser uma forte aliada no processo de vendas. 

Agora é hora de começar sua maratona de filmes para vendedores!

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis