A organização e a capacidade de gerir o tempo são características importantes para um bom vendedor. Mesmo assim, a rotina e o excesso de tarefas podem dificultar a manutenção desse controle, o que pode até comprometer seus resultados. Descubra por que o agendamento de atividades pode salvar sua meta do mês!

Grande parte dos clientes que buscam sua empresa como a solução para algum problema, o fazem motivados por algum evento – lançamento de produto, substituição ou necessidade – e, com isso, esperam resolvê-lo o mais breve possível. Quando os clientes não têm sua necessidade atendida no prazo ou na forma que esperam, avaliam negativamente a experiência, e as chances de conversão ficam bastante reduzidas.

Muitas vezes, essa demora e a má qualidade no atendimento são resultados da falta de planejamento e organização. Felizmente, é possível contornar esta situação com o agendamento de atividades: além de deixá-lo mais tranquilo, surtirá grandes benefícios para o atingimento de suas metas.

#1 Ocupado não é produtivo

Você atende vários clientes ao mesmo tempo, participa de reuniões, atende ligações, responde e-mails, mas sente que não sai do lugar? O motivo para isso é que você, provavelmente, não tem objetivo nem fluxo de trabalho bem definidos.

Você trabalha, fica exausto e nunca vê o fim da linha.

O agendamento de atividades faz com que você visualize as tarefas do dia, execute-as de acordo com a prioridade e, ao fim do dia, consiga ter a sensação real de dever cumprido.

#2 Não perca o timing

Por desejar a solução imediata para seu problema, os clientes tendem a se adaptar se não conquistam o objeto de desejo, buscando outra ou até criando alternativas para suprir essa necessidade.

Por exemplo:

Os familiares de idosos costumam buscar por um serviço de cuidadores após a ocorrência de uma queda ou após o diagnóstico de uma doença (evento).

Se, ao buscar por informações, a família não tiver a atenção imediata da empresa de cuidadores, optará por outra do segmento ou, no intuito de restabelecer o cuidado ao idoso com urgência, alguém da família ficará encarregado pelo monitoramento.

O follow up é muito importante durante todo o processo de venda, pois mantém o cliente engajado e estimula a tomada de decisão. O agendamento de atividades, neste caso, confere ritmo à negociação e ao avanço na jornada de compra.

#3 Um passo de cada vez

Você não envia uma proposta sem saber o que o cliente quer, nem recebe retorno do cliente se ainda não enviou a proposta, certo?

Algumas tarefas não podem iniciar sem que outra seja concluída primeiro. Com um CRM, você consegue agendar a próxima atividade assim que encerra a outra, preservando o histórico e a sequência do relacionamento com o cliente.

#4 Evite a frustração

Quando temos uma demanda muito grande de projetos, ficamos assustados e tendemos a procrastinar, o que gera frustração e, por consequência, perda de produtividade.

A grande vantagem do agendamento de atividades é a possibilidade de fracionar as atividades por semana, dia, turno e até por hora. Assim, você vai cumprindo as pequenas metas e fica estimulado a desempenhar as próximas.

#5 Não perca clientes

Muitas vendas são perdidas porque, com a agenda cheia, o vendedor esquece do cliente.

O CRM integra banco de dados e gestão de atividades, evitando que você esqueça de atender algum de seus prospects.

O atingimento de sua meta do mês vai além do fechamento de vendas: ele faz parte de um processo que inicia, muitas vezes, no mês anterior e demanda um conjunto de estratégia, disciplina e execução.

O agendamento de atividades, portanto, auxilia em todas as etapas desse processo pois garante a manutenção do relacionamento com o cliente e promove mais conversões.

Conheça o Funil de Vendas e descubra, na prática, como o agendamento de atividades pode salvar sua meta do mês!

funil-de-vendas Como o agendamento de atividades pode salvar sua meta do mês
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Quero experimentar grátis
Avalie este post