Inovação para acelerar as vendas

É muito comum gestores de empresas e comerciais acreditarem que para acelerar as vendas basta contratar mais vendedores e/ou aumentar o número de oportunidades que chegam até a equipe. Isso pode até funcionar no curto prazo, porém, não é uma atitude sustentável e nem escalável.

Contudo, o que muitos não enxergam é que é possível otimizar a sua força de vendas, ou seja, obter mais resultados com a mesma quantidade de recursos (vendedores e tempo dedicado). Isso não é mágica, isso é inovação em vendas, algo que nós do Funil de Vendas™ entendemos bem.

Então, para conseguir inovação para acelerar as vendas, não é necessário inventar a roda, nós definimos inovação como:

Pegar o que já existe, melhorar, fazer com que as pessoas percebam valor e paguem por isso.

Assim, mais do que um produto/serviço bom e bonito, ele também precisa gerar resultado financeiro para a empresa, já que ninguém sobrevive apenas com uma boa ideia.

Após analisar mais de 3500 empresas, levantamos as principais dores em vendas:

1. Falta de processo

2. Falta dos indicadores

3. Produtividade

4. Previsibilidade

Assim, são nessas dores que trazemos inovação para acelerar as vendas. Estudamos processos e soluções utilizadas em diversas situações, como design thinking e o business model canvas, e criamos metodologias especializadas para os times de vendas.

Design de Vendas™

Essa metodologia de inteligência em vendas foi baseada em preceitos do design thinking. Por sua vez, este é uma abordagem que coloca o cliente no centro dos processos da empresa e busca identificar dores e ganhos dele para, então, a empresa entender claramente quais aspectos de seu produto ou serviço solucionam essas dores ou servem como criadores de ganhos.

design-de-vendas Inovação para acelerar as vendas: saiba como aplicar em seu negócio!Um dos pontos mais interessantes desse processo é reunir toda a equipe de vendas (da ponta até o diretor) e outros colaboradores que também estão relacionados a este momento. Isso faz com que todos trabalhem para alcançar o mesmo objetivo e tenham conhecimento do novo processo a ser seguido, formando uma equipe mais harmônica e com uma comunicação mais fluída.

Durante o processo de Ideação de uma das dinâmicas de inovação, o grupo irá desenhar o Modelo Estratégico de Vendas, que tem por objetivo identificar novas oportunidades para o negócio e mapear estratégias de vendas que não estão sendo utilizadas ainda.

É um ótimo jeito de alinhar todo mundo com o que está sendo feito hoje na empresa e trazer novas ideias para serem aplicadas no dia a dia.5

mev-Funil-de-Vendas Inovação para acelerar as vendas: saiba como aplicar em seu negócio!

Portanto, cada um deverá traçar uma estratégia e um plano de ação prático para o atingimento dos resultados, ou seja, da meta. Todos os participantes são envolvidos nesse processo, dessa maneira, todos podem dar ideias e devem traçar os seus planos. Não há dependência única do gestor, a equipe sai pronta para começar a acelerar as vendas do negócio e trazer resultados já no curto prazo.

Canvas Funil de Vendas

O Canvas Funil de Vendas foi criado, testado e aplicado por nós e por muitos clientes. O principal objetivo é toda a equipe ter claro quais os passos da jornada comercial e quais os números que deverão ser alcançados para se atingir a meta do mês.

Por exemplo, hoje, você sabe quantos e-mails ou telefonemas um vendedor precisa fazer para se ter uma venda concreta? Você sabe dizer qual a taxa de conversão dos seus vendedores e onde está o gargalo?

DSC9707-1 Inovação para acelerar as vendas: saiba como aplicar em seu negócio!Sendo assim, com o Canvas Funil de Vendas vamos trazer os números a tona para que todos da equipe tenham ciência da atual performance e trabalhem para melhorar os seus resultados.

Os principais benefícios da inovação em vendas

1. Inovação
2. Velocidade na Informação
3. Fidelidade na Informação
4. Resultado colaborativo
5. Integração e engajamento das pessoas
6. Diversos pontos de vista para o problema
7. Motivação da equipe na busca de bons resultados
8. Formato mais criativo de resolver problemas

Portanto, para o vendedor atingir a meta dele, ele precisa trabalhar todo o Funil de Vendas™, desde a ligação telefônica ou a mensagem no Linkedin. Ele precisa conhecer muito bem essa jornada, traçar um plano para percorrer todos as etapas e saber dividi-lo dia a dia para ter o melhor resultado. Você, enquanto gestor, precisará cobrar para que ele saiba quantos contatos telefônicos são necessários para atingir a meta do mês e qual é o plano desenhado por ele atingir esse resultado.

funil-de-vendas Inovação para acelerar as vendas: saiba como aplicar em seu negócio!
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis