Administrar uma agência de marketing digital ou uma agência de criação de sites é um risco. Mas ninguém disse que administrar uma agência digital é fácil, certo?

Basicamente, uma agência se resume em duas partes; conhecimento e experiência (para gerir o negócio) e talento (para levar adiante). As áreas de conhecimento que boa parte das agências se focam para executar os trabalhos são: programação, design gráfico, webdesign, produção de conteúdo, tráfego orgânico, tráfego pago e growth hacking são encontrados em empresas modernas de marketing digital.

Mas o crescimento do seu negócio vai além do serviço principal ou dos serviços que você oferece. Implica saber como construir relacionamentos, aumentar as vendas e entregar projetos. Escalar sua agência de marketing exige estratégias, processos de negócios e tecnologias.

Dentre essas tecnologias, ter um um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente em nuvem (CRM) é um dos pontos chaves.

Mas por que sua agência de marketing digital precisa de um CRM?

Um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) é uma ferramenta útil para empresas que desejam acompanhar a jornada do cliente e converter leads em vendas.

Um bom CRM reúne informações sobre leads por meio de páginas de destino, e-mails, formulários e outras interações com clientes. Em seguida, ele registra as informações para você (geralmente automaticamente) e pontua os leads de acordo, o que os move pelo funil de marketing.

Com uma ferramenta de CRM moderna e fácil de usar, como o Funil de Vendas, as agências podem unificar seus processos de vendas e obter informações acionáveis ​​para facilitar suas operações de vendas e aumentar seu volume de vendas.

Veja exatamente como um sistema de vendas de CRM confiável pode melhorar seu processo de vendas e ajudar sua agência a crescer.

1. Capture e organize leads enquanto você dorme

 

Você sabia que 25% dos leads vêm de fora do horário de trabalho?

Ao colocar um formulário de contato em seu site integrado ao seu CRM, você pode capturar e organizar seus leads mesmo quando estiver dormindo. E antes de você acordar, o CRM terá classificado e rotulado automaticamente os leads que caíram como “Novos” negócios, organizando tudo em seu funil de vendas.

Isso é muito importante pois também reduz as despesas de marketing ao descarregar grande parte do trabalho que outros funcionários teriam que executar. Com ferramentas projetadas especificamente para gerenciar e analisar dados de clientes, sua equipe pode se concentrar em outras tarefas.

Isso resulta em um uso mais eficiente do tempo e pode até reduzir a necessidade de contratar outros funcionários. Além do que, com a automatização providenciada pelo CRM a chance de ocorrer algum erro é infinitamente menor se comparado ao trabalho manual.

O mais importante é que o CRM permite que o ciclo de vendas avance rapidamente e que sua equipe de vendas entre em um processo de venda de uma só vez.

2. Identifique seus melhores clientes

 

Com um CRM na nuvem , não será difícil para sua equipe de vendas encontrar seus melhores clientes. Ao visualizar o histórico cronológico de interações com cada contato, seu representante de vendas pode ver a jornada de um lead para se tornar um cliente.

Coletar e analisar essas informações ajudará a identificar os clientes com os quais eles podem estabelecer relacionamentos de longo prazo e deixar de lado os que não estão comprometidos.

Imagine que você está coordenando uma campanha de marketing digital para impulsionar as vendas de uma loja virtual. Atualmente, as compras online estão mais em alta do que nunca, mas isso não quer dizer que a jornada do cliente é rápido e simples. Os hábitos de compra envolvem pesquisar um produto, comparar preços e tomar medidas semelhantes antes de efetuar uma compra.

Em outras palavras, apenas porque um cliente expressa interesse em um de seus produtos, as chances são boas de que ele não faça o pedido imediatamente. Uma boa parte dos clientes de e-commerce raramente ultrapassa a primeira etapa do processo de check-out.

3. Aumente sua produtividade de vendas

 

Um CRM registra todas as suas interações, fornece insights sobre o indivíduo ou a empresa com a qual você está trabalhando, automatiza tarefas tediosas como entrada manual de dados e integra-se às ferramentas que você já usa, permitindo que você se concentre em vender.

Isso, por sua vez, aumentará a produtividade de sua equipe de vendas e permitirá que eles façam o que você quer que eles façam – conquistar clientes novos e lucrativos.

Tendo isso em mente, é importante que as agências de marketing digital invistam em uma ferramenta que se adapte ao seu fluxo de trabalho e acelere o processo de vendas sem precisar de qualquer treinamento formal.

O que privilegiar na organização do seu CRM?

Os cinco elementos de marketing a seguir do seu CRM são os principais candidatos à automação:

• Gerenciamento de leads

Captura e pontuação determinam quem são seus compradores mais qualificados e prontos para vendas.

• Acompanhamento do engajamento

Acompanhar o engajamento dos seus leads é essencial. Você deve saber quando e como seus clientes em potencial visualizaram suas páginas de conteúdo ou interagiram com suas postagens em mídias sociais, integrando ferramentas de análise.

• Nutrição de Leads

Estamos no momento da conquista, então é hora de valorizar o cliente por meio de ações personalizadas, porém de preferência automatizadas. É preciso interagir com as pessoas de modo a envolvê-las e mantê-las perto para que se lembrem de você no caminho da decisão de compra.

• Retenção de clientes

Manter seus clientes atuais satisfeitos não deve consumir a maior parte do seu tempo

• Organização e planejamento

Avaliando o ROI de seus esforços de marketing em seu CRM, você tem uma visão melhor do que deve focar no futuro.

 

Conclusão

Uma agência que quer se movimentar rapidamente e aumentar a receita precisa de acesso em tempo real aos dados que a alimentam. E a retenção de clientes é uma área em que aumentar o fluxo desses dados pode gerar grandes ganhos.

Utilize o CRM como uma fonte de dados unificada para personalizar a comunicação com o cliente, acompanhar a interação com o cliente e envolver os clientes inativos.

Lembre-se: entender e responder ao comportamento do cliente é a chave para o sucesso do relacionamento, e um CRM de qualidade vai te ajudar nessa missão.

Dessa forma, o CRM pode ser duplamente importante para as agências de publicidade e marketing: ele ajuda as agências a processar seus próprios leads e ajuda a direcionar os leads de seus clientes através do funil de marketing e vendas.

Você precisará criar funis personalizados e estratégias de pontuação de leads que funcionem melhor para cada cliente, além de criar conteúdos de marketing e propagandas atraentes, mas depois de ter essas etapas implementadas (e colocá-las em um sistema de CRM), a automação pode ajudar sua agência a crescer.

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