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A gamificação auxilia no pensamento estratégico do time. E ser parte de equipes comerciais requer conhecimento e  inteligência emocional.

Afinal, é comum surgirem negativas durante todo o processo, e esses pontos podem desestabilizar até os mais experientes.

Gamificação em vendas

Contudo, esse engajamento é essencial para todos os setores.

Principalmente para o time de vendas que são os responsáveis por garantir todo o aumento da receita da empresa, além de ter contato direto com os clientes.

A gamificação vem se ampliando e fazendo parte do dia a dia de líderes e gestores

Quer saber mais sobre essa técnicas? 

Então, continue a leitura!

O que é gamificação

O termo vem do inglês gamification, que significa uma aplicação de estratégias e jogos dinâmicos.

A fim de criar contextos que não são brincadeiras, o que inclui o treinamento dos vendedores. 

De forma bem simples, é a aplicação de dinâmicas dos jogos em situações pertinentes ao ambiente de trabalho.

Essa gamificação é composta por:

  • Regras;
  • Objetivos;
  • Papéis ou personagens;
  • Narrativas;
  • Níveis ou fases;
  • Pontuações;
  • Recompensas ou punições
  • Prêmios;
  • Rankings.

 

Essas aplicações do dia a dia visam engajar os participantes. 

E também no dia a dia os vendedores podem se inspirar com filmes, livros e casos de sucesso. Como é o caso da Netflix.

Baseado no jogo thinking, é um conceito que abrange a integração dessa gamificação junto a demais entendimentos do setor corporativo.

Como a gamificação auxilia na motivação do time de vendas

Ela pode contribuir fazendo com que os colaboradores sejam reconhecidos, o que muitas vezes não ocorre por conta das rotinas diárias, muitas vezes maçantes.

Além disso, auxilia diretamente no desenvolvimento de uma cultura de feedbacks, por exemplo.

O que faz com que o time evolua profissionalmente, de maneira ainda mais ágil e assertiva.

Game Funil de Vendas CRM - Gamificação

Como a gamificação auxilia as lideranças dos times de vendas

A junção de narrativas mecânicas de jogos com interatividade, faz com que os líderes se motivem mais e passe isso aos seus subordinados, criando significados para o trabalho.

Portanto, quando isso ocorre é reforçada a utilização dos processos, as boas práticas e faz com que as tarefas mais burocráticas se tornem amigáveis e mais fáceis de serem feitas.

Ou seja, um ambiente de colaboração e reconhecimento é criado melhorando a comunicação dos líderes com o time de vendas.

Gamificação para auxiliar no treinamento

Programas de treinamento que optam por utilizar a gamificação costumam engajar o funcionário, isso porque as palestras e sessões de treino são mais dinâmicas. 

Tudo isso só é possível pelo uso do fator psicológico.

Entretanto, a gamificação e os treinamentos têm uma relação fortalecida e com muitos benefícios. 

Sendo eles:

  • Promove competições saudáveis;
  • Incentiva a inovação aberta;
  • Gera sentimentos de conquista e confiança;
  • Constrói um ambiente propício para o aprendizado constante. 

Como aplicar a gamificação em vendas

Aplicar a gamificação em vendas, necessita da identificação dos indicadores de desempenho ou a performance que deseja medir. 

Sem isso a gamificação não será precisa e não irá colaborar para que os aspectos indicados melhorem. 

Veja o passo a passo de como aplicá-la no setor de vendas:

  • 1-Defina os objetivos;
  • 2- Determine os indicadores de desempenho;
  • 3- Estruture o funcionamento;
  • 4- Coloque em prática;
  • 5- Acompanhe os resultados;

Além disso, é importante utilizar KPIs.

E estes irão auxiliar na hora de mensurar e analisar todos os resultados que estão sendo conquistados durante o processo de gamificação.

3 dicas ao aplicar a gamificação em vendas:

É indicado que líderes, gestores e o setor de gestão de pessoas atuem em conjunto na hora de definir e estruturar o jogo.

Todo o processo de vendas carrega particularidades.

Porém, cada pessoa tem a sua característica e motivação diferente para realizar seu trabalho, então, conhecer esses lados é fundamental. 

Algumas dicas podem auxiliar na hora de aplicar a gamificação em vendas:

#1 Participação voluntária da equipe de vendas

As ações voluntárias são importantes pois estreitam laços, resgatam convívios e aproximam as pessoas. 

Quando isso ocorre em uma equipe de vendas, faz com que todos enxerguem os benefícios de participar da gamificação.

Visando sempre melhorias pessoas e profissionais para todos os envolvidos.

 

#2 Escolha um modelo de jogo com múltiplos vencedores

Aposte em missões que ao final forneçam recompensas para toda a equipe. 

É interessante que algo será oferecido para quem alcançar o objetivo principal e para os demais que chegaram próximo ou participaram da dinâmica.  

E não se esqueça de acompanhar o processo e comunicar a todos com regularidade.

 

#3 Ofereça a perspectiva de ganhos ilimitados

Analise a situação e tenha um ponto de vista sobre as situações.

Isso a fim de oferecer ganhos compatíveis com o que o colaborador espera. 

De forma que ele se sinta motivado, produtivo e com vontade de continuar na competição.

Ganhando sempre mais e consequentemente refletindo isso nas vendas.

Lembre-se, o primeiro passo para aplicar a gamificação nas suas vendas, é determinar os pontos de melhorias nos processos vigentes da organização. 

Feito isso, é possível estabelecer estratégias que irão vincular as etapas com os objetivos do negócio.

 

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